Todas as edificações de Itajaí que reúnem público começarão a ser vistoriadas a partir de fevereiro pelo Corpo de Bombeiros. Nesta tarde, a Vereadora Susi Bellini e o Secretário Interino de Segurança Pública, Willian Gérvasi se reuniram com o Tenente Anderson Ciotta e o Sargento Pascoal Polastri do 7º Batalhão para fazer um levantamento das casas existentes.
Conforme o Tenente, as vistorias abrangerão inclusive os estabelecimentos que já foram fiscalizados em dezembro de 2012. “Será uma força tarefa, com o objetivo principal de prevenir. O incêndio em Santa Maria alertou a todos sobre a importância da segurança nesses ambientes em que há aglomeração de pessoas”, comenta a Vereadora.
Para estar de acordo com a Lei e receber o alvará de funcionamento os prédios e casas noturnas precisam ter saídas de emergência, sinalização de abandono de local, iluminação de emergência, extintores, detector de fumaça, alarme, entre outros itens de prevenção e combate a incêndios.
Na reunião ocorrida nesta tarde foi possível verificar o número de casas e prédios e ainda, identificar prioridades para o início das visitas. Caso haja alguma irregularidade o proprietário será notificado e terá um prazo para fazer as adequações. Se as recomendações não forem cumpridas, a fiscalização poderá aplicar multas e sanções que podem chegar à interdição do estabelecimento. A ação visa garantir a segurança dos frequentadores e trabalhadores dos locais.
Em 2012 o Corpo de Bombeiros realizou 5.200 ações de fiscalização, sendo que a grande maioria estava de acordo com as exigências. “Apesar do nosso pouco contingente, faremos em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura um trabalho sério e rígido”, salienta o Tenente.
Ao final, será montado um relatório com pareceres sobre todas as visitas. A comunidade também pode fazer parte dessa operação com denúncias ao Corpo de Bombeiros.