quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ao lado de Susi Bellini, o Diretor da Ouvidoria de Itajaí, Paul Benedict, participa do Programa Buscando Soluções


Gripe A é tema de reunião na Câmara de Vereadores




Na tarde desta terça-feira, dia 21, Vereadores se reuniram com Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Regional, UNIVALI, ANVISA, Hospital Marieta Konder Bornhausen e Hospital Pequeno Anjo, para discutir a Gripe A (H1N1).

O objetivo do encontro foi de tranquilizar a sociedade por meio do esclarecimento das frequentes dúvidas que surgem pelo avanço do vírus em todo o mundo. Durante as conversações algumas medidas foram encaminhadas, como a instalação de uma unidade de triagem, no Centro de Múltiplo Uso, bairro São Vicente, ao lado do Centro Social Urbano. “Estamos trabalhando para dar condições plenas de atendimento ao cidadão, para que não tenhamos óbitos em nossa cidade”, garantiu a Vice-Prefeita e Secretária da Saúde, Dalva Rhenius. Uma linha 0800 também deve ser disponibilizada aos itajaienses.

O Presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), propôs a criação de um comitê de combate à gripe, que foi aprovado por todas as instituições ali representadas. O grupo é formado pela Secretaria de Saúde do município, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Defesa Civil, Hospital Marieta Konder Bornhausen, Hospital Universitário Pequeno Anjo e a Casa de Leis de Itajaí.

“Temos que unificar nossa linguagem e ações para que assim possamos tomar um único rumo (...) não podemos criar um pânico desnecessário, é preciso apenas transparência e informações concretas”, finalizou o Pissetti.

A vereadora Susi Bellini participou da reunião e como Relatora da Comissão Permanente Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social, esta preocupada com a situação, mas acredita que com a união do setor da saúde, integrando policlínicas e hospitais, somado ao trabalho de esclarecimento à população através dos veículos de comunicação e unidades de saúde, o vírus será controlado.