quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia do Idoso recebe destaque na Câmara de Vereadores de Itajaí


Itajaí – Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 01 de outubro, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, dona Maria das Dores Langhammer, fará uso da tribuna para falar sobre o Dia Nacional do Idoso, informando também os vereadores sobre as ações e conquista do Conselho.

Dona Dodô, como é carinhosamente chamada, foi convidada pela Vereadora Susi Bellini (PP) e virá acompanhada do grupo de idosos de Itajaí.

“Os idosos merecem nosso respeito e admiração, será uma honra recebê-los nesta Casa Legislativa e ouvir suas conquistas e necessidades”, declara Susi Bellini. Após o uso da tribuna os idosos presentes serão homenageados. A sessão ordinária inicia às 17h.

Seminário sobre novas regras da Adoção acontece amanhã

Itajaí – Cerca de 200 profissionais que atuam na área da infância e juventude se reúnem nesta sexta-feira, dia 02, no Iº Seminário de Formação sobre Novas Regras de Convivência Familiar e Adoção. Na programação, o período matutino será para debater temas relacionados com o “Acolhimento Familiar e sua Proposta Legal”, com a psicóloga Jaqueline Emerim, na seqüência o psicólogo forense Alex Leandro Teixeira Alvaro debate “Família Biológica – Até quando tentar?”. A tarde a Juíza de Direito Sônia Moroso irá abordar as novas Regras de Convivência Familiar e Adoção.

O Deputado João Matos (PMDB), autor da nova Lei Federal da Adoção, já garantiu presença no evento, que acontece no Auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú com início às 09h e término às 17h30min. Outra participação confirmada é da Coordenadora Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado, Dra. Priscila Linhares Albino.

O Seminário é organizado pela Vara da Família, Órfão, Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriú e Comissões Permanentes de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores dos Municípios de Balneário Camboriú e Itajaí. Estão apoiando a formação os Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente de Itajaí, a Secretaria Municipal de Criança, Adolescente e Juventude de Itajaí e o Lions Clube de Navegantes. “A nossa intenção é instruir as pessoas que trabalham na área da infância, juventude e família ou as que têm interesse neste assunto” destaca a Vereadora de Itajaí Susi Bellini, envolvida na organização.

O objetivo do evento, além de promover ações conjuntas com os Poderes Legislativos Municipais de nossa região, é buscar o fortalecimento das ações deliberadas pelos Conselhos Municipais em atendimento aos preceitos legais e o aperfeiçoamento da sistemática com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente de manter-se em família. “Houve mudança na lei, e temos que capacitar às pessoas”, declara a juíza da Vara da Família, Sônia Moroso.

Comissão comemora conquistas e cria sub-comissões


Itajaí – Duas subcomissões foram criadas pela Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário, uma irá tratar da Gestão Carcerária do Presídio e Penitenciária e outra do CIP/CER de Itajaí e Balneário Camboriú. A decisão foi tomada na última reunião da Comissão, nesta quarta-feira, dia 29, na Câmara de Vereadores de Itajaí.


“Criamos estas subcomissões para que alguns membros se dediquem a estes assuntos e elaborem relatórios e documentos necessários para o andamento destas questões” diz Santiago Martin Navia, coordenador geral do grupo.


Sobre o Centro de Internamento Provisório de Itajaí e Balneário Camboriú a Vereadora Susi Bellini diz que “vamos batalhar para que seja construído apenas um Centro para acolher os adolescentes em conflito com a lei. Balneário Camboriú já possui o terreno, com espaço adequado para construir uma estrutura visando à reeducação, reduzindo assim o índice de reincidência”.
A subcomissão da Gestão Carcerária irá elaborar um projeto político pedagógico, aproveitando o que há de melhor nas penitenciárias de Joinville e Tijucas. “Nossa intenção é a reintegração do detento, é buscar que ele estude e se profissionalize” diz Dra. Yara Querne, do Conselho da Comunidade.


Durante a reunião também foi discutido os resultados do encontro no último dia 16 de setembro com os representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Caixa Econômica Federal e Construtora. Uma novidade é a liberação das obras da Delegacia do Monte Alegre, garantida pelo Governo do Estado. O Vereador José Rodrigues (Zé Branco), diz que o apoio da Comissão foi fundamental na questão da nova delegacia.


A próxima reunião ficou marcada para o dia 14 de outubro, às 9h30min, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.