quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Comissão é impedida de visitar obras do complexo penitenciário


Itajaí - “Para entrar aqui, somente com ordens do Secretário Ronaldo Benedet”, foi com estas palavras que o porteiro do complexo penitenciário Valdecir Carvalho Nunes, recebeu a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública na manhã desta quarta-feira, dia 24. Valdecir, que sempre foi solícito, disse que agora não poderá mais abrir o portão para a comissão fiscalizar as obras. Susi Bellini, vereadora de Itajaí que faz parte da comissão, também não pode entrar, mesmo sendo representante do poder legislativo da cidade aonde a obra está em andamento. “Fui impedida de exercer minha função de fiscalizar”, desabafa a parlamentar.

O advogado da comissão e presidente da Feconseg, Dr. Valdir de Andrade, irá protocolar uma denúncia no Ministério Público e Procuradoria Geral de Justiça pedindo abertura de inquérito civil para apurar possíveis irregularidades e atraso na obra do Complexo Penitenciário, como também verificar porque um representante comum não está autorizado a fiscalizar a obra. “Vamos solicitar uma tutela antecipada para continuarmos as visitas no Complexo”, fala Dr. Valdir.

Antes de visitar o terreno na Canhanduba o grupo se reuniu na Casa dos Conselhos em Balneário Camboriú, aonde foi apresentado o projeto “Segurança sem Fronteiras” que deve ser implantado nos bairros Praia Brava e Praia dos Amores, numa parceria entre poder público e privado. O projeto propõe um portal de entrada nos bairros com monitoramente e vigilância 24h, que funcionará num sistema similar ao de condomínios. “Está prevista a construção de apartamentos de alto padrão nestes bairros, a população irá crescer e precisamos melhorar a segurança do local”, explica Dr. Valdir.

Durante o encontro também foi definido o calendário de reuniões para o primeiro semestre do ano e programado para o próximo dia 13 assembléia geral com os prefeitos dos municípios da AMFRI para instalação do “Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania Costa Verde & Mar”, que já tem projeto de protocolo de intenções publicado no site oficial da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina (www.feconseg-sc.org.br). A comissão volta a debater o consórcio e obras da penitenciária no dia 10 de março, às 9h, na Câmara de Vereadores de Camboriú.


Participaram da reunião:
Joab Duarte – representando a Prefeitura de Navegantes
Adelcio Bernardino – Secr. Segurança Pública de BC
Giovane Pasa – Feconseg
José Carlos Hannibal – Vereador BC
Henrique Bertoldi – Vereador Camboriú
José Pereira – Vereador Camboriú
Susi Bellini – Vereadora Itajaí
Ivan dos Santos Leal – Conseg Camboriú
Israel dos Santos – Secretaria de Segurança Pública de Itajaí
Reinaldo Schiavon – Presidente Conseg Barra Norte
Luiz Nührich – Conseg Barra Norte
Aquiles da Costa – Vereador de Penha e Pres. Parlaamfri
Elói Areteu – Presidente do Conseg de Penha
Eduardo Reis – Câmara de Vereadores de Penha
Nadiene de Nicolá Ávila – Conseg Centro BC
Valdir de Andrade – Feconseg/SC
Elizângela Cardoso – Assessora da Vereadora Susi Bellini
Anderson Luiz – Assistente da Câmara de Vereadores de Camboriú