sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Vereadora encerra atividades do ano prestando contas à população


Itajaí – Os trabalhos legislativos foram encerrados na noite de ontem (17/12) na Câmara de Vereadores de Itajaí. Na última sessão do ano, a Vereadora Susi Belllini (PP) usou a tribuna para prestar contas a população das ações realizadas, como também para agradecer a Deus, familiares, eleitores e equipe de trabalho. “Agradeço a oportunidade de legislar por Itajaí” disse a Vereadora.

Susi, foi eleita com 2.447 mil votos, sendo a única vereadora mulher nesta legislatura. Em 2009 atuou em quatro comissões da Casa de Leis, sendo Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente; Vice-Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública; Relatora da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social; e Relatora da Comissão Permanente de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. A Vereadora também representa a Câmara de Itajaí na Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, que envolve os municípios de Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú, Penha e Navegantes; no Fórum Multisetorial da Criança e Adolescente e no Parlamento da Amfri.

Já em plenário, Susi Bellini apresentou 23 requerimentos, 64 indicações, 11 moções e 20 projetos de lei, totalizando 118 matérias, tendo 104 delas aprovadas. Durante o ano Susi trabalhou fortemente nas áreas de Segurança Pública e Criança e Adolescente, promovendo o evento em prol da paz, batalhando pelo andamento das obras do complexo penitenciário, contribuindo no projeto de gestão carcerária, cobrando a reforma e/ou transferência do Centro de Internação Provisória de Itajaí e soluções para a superlotação do presídio. A Vereadora também desenvolveu ações benéficas ao público infantil, como a parceria para a realização do Primeiro Seminário de Capacitação sobre as Novas Regras de Adoção e Convivência Familiar e a formação do grupo de estudos para a criação do segundo conselho tutelar de Itajaí.

Em relação ao meio ambiente, Susi encaminhou indicação ao Executivo sugerindo a criação de uma Comissão Urbana de Contenção da Ocupação Irregular e Degradação Ambiental. O programa, que deverá se chamar “Proteja” pretende trabalhar para evitar novos focos de invasões. “Em Balneário Camboriú existe a Comissão CUIDA, criada por iniciativa do Ministério Público, acredito que Itajaí pode desenvolver trabalho similar”, defende a Vereadora. A comissão deve ter como objetivo a criação de um planejamento de desenvolvimento urbano, controlando as ocupações já existentes, evitando novas e realizando um trabalho de conscientização junto a estas localidades.

Quando o assunto é educação, a Vereadora acompanhou durante o ano o Movimento Itajaí: Todos pela Educação participando de reuniões que definem o programa de trabalho e as metas que serão traçadas para a cidade. Além destas questões, a parlamentar atendeu diariamente a população, sendo através de reuniões no gabinete, visitas e reuniões externas e participação em eventos de diversos gêneros. “Acredito em 2010, será um ano de muito trabalho e conquistas. A cidade continuará a caminhar traçando o desenvolvimento”, fala entusiasmada a Vereadora.

As sessões ordinárias serão retomadas no dia 04 de fevereiro de 2010. No período de recesso parlamentar, os assessores mantêm atendimento normal nos Gabinetes. A Câmara de Vereadores de Itajaí estará fechada nos dias 24 e 25, devido ao natal, e 28, 29, 30 e 31 devido ao ano novo e manutenção na rede elétrica.

Susi Bellini prestando contas:


Atuação no primeiro ano de mandato: Janeiro a dezembro de 2009

Comissões que atua na Câmara de Vereadores:
Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente

Vice-Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública

Relatora da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social

Relatora da Comissão Permanente de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente

Comissões que atua representando a Câmara de Vereadores:
- Comissão Intermunicipal de Segurança Pública
- Fórum Multisetorial da Criança e Adolescente
- Parlaamfri


No Plenário:
Matérias apresentadas durante o ano
REQUERIMENTOS:

Requerimentos apresentados:23
Requerimentos aprovados:22

INDICAÇÕES:
Indicações apresentadas:64
Indicações aprovadas:62

MOÇÕES:


Moções apresentadas:11
Moções aprovadas:11


PROJETOS DE LEI:

Projetos de Lei apresentados:20
Projetos de Lei aprovados:9

Total de matérias apresentadas:118
Total de matérias aprovadas:104

Vereadores e Assessores plantam árvores para compensar emissão de CO2


Itajaí – No último dia 16 de dezembro, vereadores, servidores municipais e voluntários mirins do Viveiro Fazenda Nativa, em parceria com o Projeto Itajaí mais Verde, plantaram 250 árvores de espécies florestais nativas às margens do Rio Itajaí-Mirim, no bairro Itaipava.

A iniciativa da Câmara de Vereadores de Itajaí prevê a compensação de 10 toneladas de dióxido de carbono (CO2), quantidade despejada na atmosfera pelo legislativo itajaiense durante o ano, segundo pesquisa desenvolvida pelo projeto Itajaí Mais Verde. A neutralização é uma forma de compensá-la, por meio de processos que reabsorvam o gás carbônico.

Um dos objetivos da Câmara com o projeto é realizar um planejamento para reduzir as emissões na busca pelo consumo consciente. Para o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Pissetti (DEM) “este é um momento histórico, passamos do discurso para a prática. Estamos pagando nossa dívida. Todos vão colaborar, temos que fazer isso para o nosso futuro”.

A Vereadora Susi Bellini, por compromissos assumidos anteriormente não participou da ação, mas foi representada pela sua assessoria. “É muito importante estarmos comprometidos com este projeto, se todas as empresas públicas e privadas tomassem a mesma iniciativa, garantiríamos uma Itajaí com menos poluição”, disse a Vereadora.