quinta-feira, 8 de abril de 2010

Itajaí poderá ter horta comunitária

Itajaí – A Vereadora Susi Bellini (PP), apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 08, Indicação solicitando ao Executivo instituir e regulamentar a horta comunitária no município de Itajaí. O documento que já encaminha anteprojeto para análise do governo municipal, sugere que associações possam utilizar os espaços desocupados na cidade para o desenvolvimento de hortas.

“Muitos terrenos que hoje estão abandonados servindo de depósito de lixo, poderão ser futuramente utilizados pela comunidade”, defende Susi. A Horta Comunitária tem um valor para a sociedade por garantir práticas alimentares saudáveis e geração local de trabalho e renda, podendo ainda ser utilizada para atividades de terapia ocupacional. O anteprojeto propõe aproveitar a mão-de-obra desempregada, manter os terrenos limpos e com utilização organizada.

As hortas poderão ser implantadas em áreas públicas municipais, áreas declaradas de utilidade pública, em faixas de servidão de passagem aérea e em terrenos particulares com a anuência do proprietário.

Cada área poderá ser trabalhada por um grupo de pessoas, que são envolvidas com a Associação do Bairro ou da Comunidade, desde que cadastradas na Secretaria de Agricultura do município, que será o órgão responsável.

Participei do Buscando Soluções nesta segunda-feira, com Luciano Sens.