quinta-feira, 25 de março de 2010

Câmara recebe Presidente do Legislativo de Caçador


Na tarde desta quinta-feira (24), a Vereadora Susi Bellini recebeu no gabinete parlamentar a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Caçador, Darci Ribeiro dos Santos (DEM).


O presidente veio conhecer o Balcão da Cidadania, acompanhado do analista legislativo, José Ari Lins e da advogada Juliana Maciel.


De acordo com Darci, a vinda a Itajaí fortaleceu ainda mais a vontade de encaminhar um balcão da cidadania em Caçador. “Nossa cidade carece de um serviço como este. É uma forma de buscar os documentos necessários para a população carente”, disse.


Para o secretário de Comunicação e Promoção Social da Casa Legislativa Itajaiense, Herval Angelo Esmeraldino, esta visita é uma prova de que os serviços ofertados beneficiam a população carente. “Orgulha-nos muito saber que o Balcão da Cidadania está dando certo. Esperamos em breve implantar outros serviços”, destaca.


Legenda foto: José Ari Lins, Darci Ribeiro dos Santos, Juliana Maciel, Susi Bellini e Herval Angelo Esmeraldino.

LEONEL PAVAN ASSUME O GOVERNO DE SANTA CATARINA


Leonel Pavan tomou posse como governador de Santa Catarina em sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada nesta quinta-feira (25). O ex-vice-governador do Estado assume o cargo com a renúncia de Luiz Henrique, que se afastou em definitivo para cumprir as regras do calendário eleitoral. A carta renúncia foi entregue ao presidente do Legislativo, deputado Gelson Merísio, momentos antes do início da sessão em que Pavan foi empossado.

Em seu pronunciamento, o novo governador antecipou que pretende fazer uma gestão de portas abertas e voltadas para atender à população. "Nossas palavras de ordem são responsabilidade e compromisso com as pessoas", afirmou.

Em seu discurso de despedida, Luiz Henrique fez um resumo de seus sete anos à frente do Executivo Estadual, destacando as conquistas tanto na área social quanto no crescimento da economia de Santa Catarina. Ele ressaltou o papel desempenhado pelas secretarias de Desenvolvimento Regional para garantir o sucesso da gestão descentralizada na administração estadual, evidenciando o combate ao êxodo rural e à migração para o litoral. Luiz Henrique relatou conquistas nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, observando que a parceria com os deputados na Assembleia foi essencial para os resultados obtidos. "Quero dizer-lhes que só realizamos tudo isso, porque contamos com a parceria dessa Casa, que aprimorou a maioria dos nossos projetos, que foram transformados em lei", disse.

Leonel Pavan garantiu que fará uma administração afinada com o Poder Legislativo, assegurando tratamento igualitário aos 40 parlamentares estaduais. "O Parlamento, com sua ação independente, mas direcionada igualmente aos interesses do Estado, garantiu o suporte firme e constitucional às realizações deste período de governo. Quero compartilhar com os senhores e com as senhoras a minha certeza de que a Assembleia Legislativa continuará a olhar para frente e para um novo horizonte de desenvolvimento dos catarinenses", destacou. "É um governo de continuidade, não é de mudança. É um ano curto e um ano em que temos que cumprir leis rigorosas, como a lei eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal.

Temos nove meses e não podemos inventar muito, mas o nosso compromisso será de respeito às pessoas, um governo que vai conversar com as pessoas. Não será um governo de gabinete, nós teremos um governo que vai atender o desejo daqueles que querem viver melhor, principalmente aqueles mais oprimidos, os mais esquecidos. Aqueles que precisam das mãos dos governos, seja municipal, ou estadual", enfatizou Pavan.

Missão ao Japão O governador Leonel Pavan viaja no próximo domingo (28) para uma missão de cinco dias ao Japão, onde assinará financiamento de R$ 400 milhões com a Jica, a agência japonesa de desenvolvimento. Os recursos vão assegurar investimentos na área de Saneamento, ampliando para 80% da população catarinense atendida com o tratamento e rede coletora de esgotos. Durante a missão internacional de Pavan a Tóquio, assume interinamente o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio.

Fonte: www.leonelpavan.com.br

Itajaí receberá escala brasileira da Volvo Ocean Race


AE - Agencia Estado


A cidade catarinense de Itajaí foi escolhida como ponto de parada na América do Sul da próxima edição da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, que acontecerá entre 2011 e 2012. A organização da prova ainda não divulgou o percurso completo, mas já definiu outras cinco escalas, além da largada em Alicante (Espanha) e a chegada em Galway (Irlanda).


Localizada a 90 quilômetros de Florianópolis e contando com cerca de 180 mil habitantes, Itajaí venceu disputa com outras cidades brasileiras para receber a Volvo Ocean Race. E, assim, irá substituir o Rio, que teve esse privilégio nas três últimas edições da regata. "É uma honra", comemorou o prefeito Jandir Bellini.


"O desafio da Volvo Ocean Race é muito grande e a parada no Brasil é especial porque os participantes virão de cerca de 40 dias em alto mar, na etapa mais cansativa da regata", disse o norueguês Knut Frostad, responsável pela organização da regata que deve ter oito meses de duração. "Estamos muito satisfeitos que Itajaí seja a parada brasileira."


"A Volvo Ocean Race é uma competição emocionante e acho muito legal que Itajaí seja a parada sul-americana. Esta cidade tem uma ótima infraestrutura portuária e ótimos profissionais do ramo náutico que poderão ajudar todas as equipes participantes", afirmou o velejador brasileiro Torben Grael, que foi o comandante do barco vencedor da última edição da prova.


Legenda foto: Vereadora Susi Bellini e Vice-prefeita Dalva Rhenius ladeadas pelo velejador de Star, Lars Grael, dono de duas medalhas olímpicas.

Vereadora participa da caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Água


Nesta semana, a atenção se voltou para o tema ÁGUA, já que no dia 21 foi comemorado o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Para comemorar a data o Semasa e a Famai de Itajaí promoveram uma caminhada pela Rua Hercílio Luz. O evento reuniu crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.


“Fiquei muito feliz em acompanhar nossos alunos e perceber que eles aprendem cedo a importância de economizar, de poupar, tanto o líquido precioso que é a água, quanto energia elétrica, evitando o desperdício”, disse Susi Bellini após a caminhada.


Susi ainda concluiu que “a consciência ambiental das nossas crianças é bem diferente da nossa, e quando o assunto é levantado, eles, os pequenos, enchem o peito e ensinam nós, os adultos”.


Na caminhada a Vereadora Susi recebeu uma camiseta com a seguinte frase: MEU CORPO É 70% ÁGUA E 100% CONSCIÊNCIA. “É isso que desejo, que nós adultos possamos nos unir as crianças e nos tornar 100% consciência”, finaliza a parlamentar.


Segundo dados divulgados, a água representa 70% da superfície do planeta, e deste total, apenas 2,5% é adequada para consumo.


Portanto, fica a dica, economize água.

Código municipal de proteção animal pode ser criado em Itajaí


A necessidade de uma política para a relação da cidade com o mundo animal é melhor atendida quando amparada por um “Código Municipal de Proteção aos Animais”, um trabalho que vem sendo desenvolvido com técnicos ao longo dos anos para equipar o nosso município com mais qualidade de vida.


Na sessão ordinária desta terça-feira, 23, os vereadores aprovaram em primeira discussão e votação o projeto de lei ordinária que institui o código municipal de proteção aos animais no âmbito do município de Itajaí, de autoria dos vereadores Níkolas Reis (PT), Luiz Carlos Pissetti (DEM) e a vereadora Susi Bellini (PP).


A proposta estabelece normas para proteção, defesa e preservação dos animais no município, considerando os animais silvestres, exóticos, domésticos, domesticados, em criadouro e sinantrópicos.