Itajaí - Cerca de mil mudas de palmito juçara foram plantadas no Parque do Atalaia na tarde desta quarta-feira (1). Vereadores, funcionários da Câmara de Vereadores e alunos de escolas públicas municipais que participam do projeto Voluntários Mirins participaram da atividade.
A ação, intitulada de “Ato de Plantio de Árvores” fez parte do Programa de Neutralização de Carbono, implantado no legislativo em parceria com o Viveiro Fazenda Nativa. Além do palmito juçara, que está na lista das espécies ameaçadas de extinção, também foram plantadas três mudas de banana de macaco, árvore já extinta no Estado.
Segundo os pesquisadores Alex da Rocha e Lucimara Guzatti, o poder legislativo itajaiense emitiu aproximadamente 10 toneladas de gás carbônico na atmosfera no último ano. Em dezembro de 2009 aconteceu o primeiro plantio do programa no bairro Itaipava, as margens do Rio Itajai-Mirim, com 250 mudas de árvores de espécies florestais nativas.
“Quando nos envolvemos num programa como este, aumentamos nossa consciência da importância não só de compensar, mas de reduzir a emissão de CO2. O legislativo está de parabéns pela iniciativa”, disse a Vereadora Susi Bellini. “O projeto Itajaí Mais Verde tem estimulado ações fantásticas envolvendo também a educação ambiental não só para adultos, mas principalmente para as crianças. Acreditamos muito neste retorno, mesmo que seja em longo prazo”, disse o pesquisador Alex.