quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comissão discute Consórcio de Segurança Pública

Balneário Camboriú – Representantes dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, se reuniram na manhã desta quarta-feira (01) para debater as modificações que necessitam ser realizadas para dar andamento ao processo de efetivação do Consórcio. A criação do Estatuto do Consórcio também foi discutida durante o encontro, baseado nas informações do Consorcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (CISMEL).


A Comissão, formada por membros indicados pelos prefeitos das cidades envolvidas ainda discutiu cargos não remunerados que serão definidos com a criação do Estatuto, sendo a mesa executiva da Assembléia Geral do Consórcio representada por prefeitos que ocuparão as funções de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral. O documento ainda deve prever a composição de um Conselho Fiscal que será constituído por membros indicados pela Assembléia Geral e uma Diretoria Executiva, com um contador, um advogado e um diretor geral.

O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar foi criado pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (FECONSEG/SC) com o apoio da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), tendo inscrição cadastral registrada oficialmente em 17 de maio de 2010, atendendo inicialmente as cidades de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

Segundo a comissão, alguns protocolos tem que ser cumpridos para a efetivação do Consórcio junto ao Pronasci, um deles é a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR). “O GGIM só falta ser criado pelo município de Camboriú, agora iremos trabalhar no desenvolvimento do GGIR”, diz Nilson Probst, Secretário de Segurança de Balneário Camboriú.

A próxima reunião da comissão será na quarta-feira (8) às 9h na sede da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú. A equipe irá avaliar os documentos já existentes do Consórcio e levantar as mudanças necessárias. “Estamos iniciando este trabalho paralelo a CISP para dar andamento ao Consórcio. Os prefeitos estão motivados e a comissão focada na resolução dos problemas”, diz Susi Bellini, Vereadora de Itajaí.

Participaram da reunião o Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú Nilson Probst, o Vereador e Presidente do PARLAAMFRI Dão Koeddermann, a Vereadora de Itajaí Susi Bellini e os representantes das Prefeituras de Camboriú e Navegantes, João Calixto Faqueti e Alexsander Bernardes de Souza, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário