quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Núcleo Regional de Perícias de Itajaí é inaugurado


A Vereadora Susi Bellini foi responsável pela solicitação que beneficiou a região

Itajaí – As mais de 10 mil pessoas que procuram, por mês, os serviços oferecidos pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) em Itajaí agora já contam com novo espaço. O Núcleo Regional de Perícias foi inaugurado no fim da tarde desta quarta-feira (15), com a presença de autoridades do Estado e da região.
O Núcleo reúne no centro da cidade, o Instituto de Identificação, o Instituto de Criminalística, com o setor de locais de crimes, perícias especiais e de veículos; e também o Instituto Médico Legal (IML), com os setores de lesões corporais e exames para comprovação de violência sexual. O prédio alugado, que pertence ao Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV), recebeu do Governo do Estado um investimento de R$ 39 mil reais em serviços de melhorias e equipamentos.
"O que estamos fazendo aqui hoje, é uma obrigada do Estado", destacou o Secretário de Estado de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, que representou o Governador do Estado. Grubba ainda destacou que 44 peritos estarão se formando no mês de abril.
O Núcleo Regional de Perícias é uma solicitação da Vereadora de Itajaí, Susi Bellini, que há um ano vem tratando do assunto com o Governo do Estado. "Durante as tratativas com o Estado, as portas foram se abrindo e hoje conseguimos concretizar esta vontade mútua de melhorar a estrutura de Itajaí. A comunidade e os funcionários merecem esta melhoria", diz a parlamentar. Já o Prefeito, Jandir Bellini, enfatizou que Itajaí é uma cidade pólo e que hoje o que a sociedade mais pede é melhorias no setor de segurança.
Durante discurso, o Diretor do IGP, Rodrigo Tasso, afirmou que em abril o Núcleo irá receber mais dois peritos criminais e também contará com o apoio de um Perito Criminal Bioquímico, que irá atuar no laboratório para exame definitivo de drogas, que deverá ser instalado na região.
O Diretor ainda destacou que recentemente foram nomeados para Itajaí um auxiliar médico legal e um perito médico legista, e também foi transferido um perito para o município.  "Hoje, com o apoio da Vereadora Susi Bellini e da Prefeitura de Itajaí, vamos oferecer um espaço adequado para atender a população. No antigo IML, a mesma sala era consultório e expediente, e ficava ao lado da sala de necropsia, e o exame de conjunção carnal era realizado no almoxarifado", lamentou Tasso.
O Núcleo Regional de Perícias de Itajaí, localizado na Avenida Joca Brandão, atende também os municípios de Navegantes, Barra Velha, Piçarras, Luis Alves, Ilhota e São João do Itaperiú e está integrado ao Núcleo de Balneário Camboriú que atende as cidades de Tijucas, Camboriú, Balneário camboriú, Porto Belo, Itapema, Bombinhas.  


Texto e fotos: Elizângela Cardoso