quarta-feira, 7 de abril de 2010

Comissão promoverá Fórum para debater Segurança Pública



Itajaí – A sede da Câmara de Vereadores de Navegantes foi o local escolhido para discutir as próximas ações da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública. O encontro reuniu 22 pessoas na manhã desta quarta-feira (07) às 9h, aonde ficou definido a realização de um Fórum para Debater o tema Segurança Pública, com data marcada para o dia 12 de maio. “Temos que debater o assunto com autoridades, profissionais da área e principalmente com a comunidade”, diz o Vereador de Balneário Camboriú, José Carlos Hannibal.

O próximo passo da Comissão será definir o local do evento, já os palestrantes serão indicados pelos municípios participantes da comissão. Além do Fórum, os membros estão idealizando uma campanha publicitária voltada ao tema segurança pública.

Também participou da reunião, a convite do Diretor do Presídio de Itajaí, Maurílio da Silva, a nutricionista do Departamento de Administração Prisional do Governo do Estado, Cristiane Guedes, que levará o grupo para conhecer a cozinha da Penitenciária de Criciúma, já que a de Itajaí será igual.

“Em Criciúma enfrentamos dificuldades porque a cozinha foi projetada para um pouco mais de 300 detentos e hoje já temos um número acima de 500, o mesmo irá acontecer em Itajaí, se o projeto não for alterado”, relata a nutricionista. A visita será agendada para o próximo dia 28 de abril, após a rotineira reunião da Comissão que será pela primeira vez no município de Penha. “É muito importante que alguns membros possam conhecer a estrutura, após a visita poderemos levantar possíveis modificações no projeto e apresentar ao Governo do Estado”, diz o Coordenador da Comissão Santiago Martin Návia.

Já a visita na Empresa Verdi Construtora S.A, em Canoas (RS), ficou agendada para o dia 15 de abril, aonde o Vereador de Camboriú José Rodrigues Pereira, o Presidente da Câmara de Vereadores de Penha José Antônio Bastos, o representante do Presídio de Itajaí José Milton Santana e o Engenheiro da Prefeitura de Itajaí Hermínio Guardiano irão representar a comissão.

Após a reunião, o grupo seguiu para as obras do Complexo Penitenciário, no bairro Canhanduba em Itajaí, para acompanhar a recuperação das celas que apresentaram fissuras e infiltração. Por telefone, o Engenheiro responsável, Marlon Rocho, informou que o serviço está atrasado devido ao tempo ruim registrado nas últimas semanas. “Com a visita podemos constatar que a manta asfáltica metálica está sendo colocada no teto das celas e as fissuras estão recebendo tratamento”, conclui a Vereadora Susi Bellini.

Outro assunto debatido no canteiro de obras foi a instalação do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania, que já teve decreto assinado pelos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú, sendo o próximo passo as assinaturas dos Prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini e Navegantes, Roberto Carlos. “Temos que agilizar os decretos para apresentarmos projetos em Brasília, assim podemos conquistar recursos federais para melhorias na região”, defende Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg/SC. Susi Bellini ficou responsável em encaminhar o Decreto à Prefeitura de Itajaí e Joab Duarte ao município de Navegantes.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)