domingo, 11 de abril de 2010

Pesquisa mostra cinco nomes com condições de chegar ao segundo turno em SC

Eleições 10/04/2010 19h24min

Pesquisa Mapa aponta vantagem de Angela Amin (PP) e equilíbrio entre outros quatro pré-candidatos ao governo de SC


Cinco nomes com chances reais de alcançar o segundo turno, com a deputada federal Angela Amin (PP) despontando em primeiro lugar. Esse é o cenário apresentado pela pesquisa Mapa sobre as eleições para o governo estadual, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 6 e 8 de abril.


Quando todos são colocados na disputa, Angela lidera com 24,3%, seguida por quatro candidatos em situação de empate técnico: Ideli Salvatti (PT), com 13,7%, Raimundo Colombo (DEM), com 12,5%, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), com 12%, e Leonel Pavan (PSDB), com 11,8%.

Angela Amin lidera todos os cenários em que tem o nome incluído. A forte disputa pelo segundo lugar também se repete. Sem o governador Leonel Pavan, o quadro pouco se altera. Angela teria 27,6%, à frente de Ideli (17%), Colombo (15,6%) e Pinho Moreira (14%), os três separados por apenas três pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa Mapa é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Foram testados cenários com apenas três candidaturas. Pavan não foi incluído nessas simulações por ser o único entre os cinco principais nomes a não ter assumido a condição de pré-candidato. Nesses cenários, Angela mantém a dianteira e alcança sua melhor pontuação, 32,2%, quando confrontada com Colombo (19%) e Pinho Moreira (16,5%).

Sem a pré-candidata do PP, o quadro embola mais. Ideli Salvatti surge na frente, com 21,9%, empatada tecnicamente com Raimundo Colombo, que teria 20,4%. Logo atrás, igualado com Colombo, Pinho Moreira teria 16,6%. Nesse quadro, o índice de indecisos atinge 29%, o maior índice na pesquisa estimulada.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores entrevistados, o índice de indecisos chegou a 82,7%. Angela Amin lidera, com 3%, seguida por Leonel Pavan, com 2,2% e Ideli Salvatti, com 1,9%. A pesquisa consultou a rejeição dos candidatos ao governo estadual. Leonel Pavan lidera esse quesito com 19,6%. Angela Amin aparece com 14%, seguida por Ideli Salvatti, com 10%.

Os candidatos com menor rejeição são Pinho Moreira, com 7,6%, e Raimundo Colombo, com 6,6%. Cerca de 40% dos eleitores declaram não rejeitar candidato algum. Como é a primeira pesquisa Mapa de 2010 sobre a sucessão estadual, não foram feitas simulações de segundo turno.

Fonte: Jornal Diário Catarinense

PP confirma a pré-candidatura de Angela Amin ao governo do Estado

Upiara Bochi upiara.bochi@diario.com.br


Com mais de 400 militantes reunidos no CentroSul, em Florianópolis, o PP ratificou neste sábado a pré-candidatura da deputada federal Angela Amin ao governo do Estado. O encontro superou as expectativas da direção do partido e contou com a participação de representantes do PV, do DEM e do PT. O PP confirmou conversas com o PDT e o PV para aliança em primeiro turno — O que nós vimos hoje é resultado de um trabalho que fizemos a partir de junho do ano passado, quando fizemos o roteiro pelo interior do Estado — disse Angela.
Os pepistas lotaram um dos auditórios do CentroSul. O espaço acabou ficando apertado. Lideranças do partido discursaram para a militância. O mais aplaudido foi o ex-governador Esperidião Amin, ao afirmar que o PP não pode ter medo de conduzir uma campanha de oposição ao modelo aplicado na gestão do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). — Aqui ninguém tem medo. Quem tinha medo já mudou de lado. Aqui está o time que não se vendeu — disse Amin.
Pouco depois, Cesar Souza Júnior falou aos militantes pepistas, representando o senador Raimundo Colombo, pré-candidato do DEM ao governo, que estava em Brasília, no lançamento da candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência. O deputado do DEM não chegou a cruzar com os petistas, representados pela também pré-candidata ao governo, Ideli Salvatti, e pelo presidente estadual da sigla, José Fritsch. — Este encontro está muito parecido com o nosso congresso. Tem uma energia pura. A energia da militância, das pessoas que vestem a camisa por acreditar no programa do seu partido — disse Ideli, que chegou ao ser vaiada ao dizer que o quadro da sucessão ainda é "nebuloso".
Em seu discurso, Angela Amin deu ênfase às áreas de saúde e segurança pública. — Eu não quero construir sozinha ou com um pequeno grupo de iluminados aquilo que Santa Catarina precisa de nós — disse Angela.
Fonte: Jornal Diário Catarinense