terça-feira, 5 de junho de 2012

CASEP PODE SER INTERDITADO

Durante o uso da tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a Presidente da Comissão de Segurança Pública, Susi Bellini, solicitou aos parlamentares que a Casa de Leis encaminhe ao Juiz da Vara da Infância e Juventude o pedido de interdição do Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório de Itajaí (CASEP) e ao Ministério Público que realize a fiscalização e vistoria do local.

A parlamentar ainda solicitou que a fiscalização seja acompanhada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA) e pelo Conselho Tutelar. "Acredito que será fundamental o acompanhamento destes órgãos de proteção", complementou a Vereadora.

Segundo Susi os problemas do CASEP já são de conhecimento público, e não há mais condições de manter o local em funcionamento. "As fugas são constantes e não existe estrutura para ressocialização no atual prédio", finalizou a Vereadora.


 

Alesc elege prioridades para orçamento da região


Blumenau – A Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) através da Comissão de Finanças e Tributação, apresentou na tarde desta terça-feira (05) o orçamento para a região de Blumenau.
Durante o encontro, que reuniu representantes das prefeituras, Secretarias Regionais e Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos e comunidade, foi apresentado a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Vereadora Susi Bellini representou oficialmente a Casa de Leis de Itajaí na audiência. Os presentes foram divididos por cidades e conselheiros de cada município foram eleitos para  integrar o Conselho do Orçamento Estadual Regionalizado, que é composto por um deputado de cada partido e os membros escolhidos nas audiências.
O grupo de Itajaí elegeu a parlamentar Susi Bellini como Conselheira e das 12 prioridades elencadas nas audiências públicas regionais de 2011 para o Plano Plurianual 2012-2015 e para a Lei Orçamentária 2012, foram definidas como prioridades para a região a construção do Centro de Internação Provisória (CIP), que hoje é chamado de CASEP; a implantação de acesso entre Itajaí e Balneário Camboriú; e a pavimentação asfáltica da Rodovia ligando as cidades de Itapema, Camboriú e Brusque.
"A decisão de escolher a obra do Casep foi unanime, já que podíamos selecionar apenas três ações, das doze apresentadas. Estas audiências são válidas, porque a comissão pode ouvir a prioridade dos representantes de cada cidade e formatar um documento de acordo com as reais prioridades", disse Susi.
 Desde 1997, a Assembleia Legislativa debate o orçamento com a comunidade e autoridades regionais, sendo uma forma de atender a necessidade de cada região. "Esta é uma forma democrática de se discutir os investimentos", falou a Deputada Ana Paula Lima durante a condução dos trabalhos da audiência. Marcaram presença também os Deputados: Darci de Matos, que presidiu a reunião, Sargento Amauri Soares, Neodi Saretta, Aldo Schneider, Ismael dos Santos e Dado Cherem, além de prefeitos e secretários das SDRs.