sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comandante da Capitania dos Portos recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Itajaí



Itajaí – Durante a cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Marinha, onde cinco personalidades civis de Itajaí receberam a condecoração por divulgarem e defenderem a instituição, a Câmara de Vereadores de Itajaí homenageou o Comandante de Fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos, Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, com a Moção de Agradecimento por Serviços Prestados. A placa foi entregue na manhã desta sexta-feira (02) pela proponente da homenagem Vereadora Susi Bellini.
O reconhecimento ao Comandante Anselmo foi proposto pela agilidade em providenciar o salvamento de um pescador ferido na embarcação Primavera VII no dia 12 de outubro. O barco estava em alto mar, no Chui, e a vida do pescador itajaiense José Marcos de Mello foi preservada devido ao resgate rápido e seguro.
"Sabemos dos riscos que os trabalhadores enfrentam no mar. Estamos reconhecendo a eficiência no trabalho desta Capitania, que não poupa esforços para salvar vidas. É uma homenagem justa", falou Susi.
O Comandante agradeceu o reconhecimento e respeito da Casa de Leis de Itajaí e enfatizou o propósito da Capitania, que é orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à Marinha Mercante, contribuindo para a segurança da navegação, e segurança nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí foi criada em 16 de junho de 1998 pela Portaria Ministerial 160.