segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Parlaamfri reúne membros para debater mudança no regimento interno das Câmaras e situação dos hospitais da região



Itajaí - Vereadores que integram o Parlamento da Amfri (PARLAAMFRI) debateram na manhã desta segunda-feira (01) o número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores da região para a próxima legislatura. Os parlamentares presentes aprovam a decisão das Casas de Leis de retornar ao número de vagas da legislatura passada.  "As câmaras já tinham este número de Vereadores, o TSE diminuiu com a promessa de reduzir custos e qualificar, mas na verdade concentrou o poder num maior número de pessoas, isso não é democracia, defendeu o advogado Juliano Luis Cavalcanti, que participou da reunião.
"Queremos que as entidades da região nos ajudem a encampar campanhas para resolver os problemas relacionados à saúde, a questão das sacolas plásticas que poluem o meio ambiente, além do descumprimento de grandes empresas quanto ao fornecimento de creche para os filhos dos funcionários", disse Orlando Angioletti, Presidente da Câmara de Balneário Camboriú.
A Vereadora Susi Bellini falou da reunião que acontece nesta noite na Associação Empresarial de Itajaí, onde a pauta discute o aumento do número de Vereadores. "Vamos ter a oportunidade de expor aos empresários porque estamos votando a favor do retorno de 21 cadeiras", disse Susi.
Os Vereadores presentes se manifestaram a favor da mudança no regimento interno.  Outro assunto debatido durante o encontro foi a situação dos hospitais da região: Marieta Konder Bornhausen, Santa Inês e Rute Cardoso, que permanece fechado.
Segundo Susi Bellini, que visitou no último dia 19 o pronto socorro do Marieta, 45 pacientes estavam em macas no corredor do Pronto Socorro aguardando por leito. "Precisamos nos mobilizar para resolver este problema, as pessoas que procuram uma unidade de saúde já estão doentes, não é justo enfrentar esta situação", disse a Vereadora que representa Itajaí no Parlamento.
"Estão fazendo um mutirão para realizar 200 mil cirurgias no Estado, porem a demanda é maior. O Hospital Marieta não está mais fazendo cirurgias eletivas, então a demanda vai aumentar", desabafou o Presidente do Parlaamfri Dão Koeddermann.
Os Vereadores dos municípios com menor população, como Luis Alves, Camboriú e Bombinhas também opinaram sobre a situação caótica que a região está enfrentando quando o assunto é saúde. "Não conseguimos cobrir as despesas do hospital e os casos mais graves são atendidos pelo Marieta", disse o Vereador Ademir da Silva, sobre o hospital de Luis Alves.  
Ao fim do encontro os parlamentares decidiram marcar uma audiência com o Governador do Estado Raimundo Colombo e com o Secretario Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira para debater as dificuldade encontradas pelos hospitais da região e as possíveis soluções.  Queremos que as unidades de saúde tenham condições de se manterem abertas,  oferecendo serviços de qualidade a todas as pessoas que as procurarem", afirmou o presidente Dão.
Participaram da reunião os Vereadores Dão Koeddermann (Presidente), Susi Bellini (Itajaí), Ademir Rosa da Silva (Luis Alves), Flávio Marcio da Silva (Luis Alves), Aldori José Melo (Bombinhas), Maria de Fátima Espinosa (Bombinhas), José Antônio Bessa (Ilhota), Márcio Aquiles da Silva (Camboriú), Alcídio Reis Pera (Navegantes) e Orlando Angioletti (Balneário Camboriú).

 Texto e fotos: Elizângela Cardoso