Camboriú – A nova sede da Câmara de Vereadores de Camboriú foi local de debate, na manhã desta quarta-feira (7), sobre a educação carcerária que deve ser implantada na penitenciária do Vale do Itajaí.
A reunião promovida pela CISP, Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, que desde 2009 discute o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, foi conduzida pela Presidente da comissão Susi Bellini. A proposta é implantar logo no início dos trabalhos da penitenciária a educação carcerária, que envolve o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e cursos profissionalizantes, oportunizando ao detento dar continuidade aos estudos. Segundo o Diretor da Penitenciária, Edemir Alexandre Camargo Neto, o primeiro passo é fazer um diagnóstico, levantando como está à escolaridade dos detentos que serão transferidos para a unidade. “Tivemos uma experiência muita positiva com a educação carcerária implantada na penitenciária de Tijucas”, falou Alexandre.
O Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP) também foi tema da reunião com o recebimento do Ofício enviado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú, se manifestando contra a reforma do CASEP Itajaí. A Presidente Susi enfatizou que a comissão vem articulando com os municípios envolvidos e com o Governo do Estado a construção de uma nova estrutura na região. “Já tratamos deste assunto em outras reuniões e as manifestações contrárias vão surgindo por se tratar de um problema sério e delicado. Estamos preocupados com a situação atual. A CISP vai continuar lutando pela construção de uma nova unidade”, disse Susi.
Durante o encontro também foi apresentado o projeto Cidade Segura, que tem o objetivo de disponibilizar para a população, através do sitewww.cidadesegura.org, uma página para denuncias, que tem a função de gerar um diagnóstico, em tempo real, da situação da segurança na região. Segundo a empresa responsável, este projeto está em funcionamento em Buenos Aires (AR) há quatro anos e tem contribuído com o serviço já disponibilizado pela polícia. A empresa está visitando vários municípios catarinenses para divulgar o projeto.
A próxima reunião da CISP acontece no dia 28 de março, às 9h, na sede da Câmara de Vereadores de Itajaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário