segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vereadores visitam Herbário Barbosa Rodrigues


Na última sexta-feira, dia 14, o presidente da Casa de Leis, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), junto dos vereadores Susi Bellini (PP), Clayton Batschauer (PR) e Nikolas Reis (PT), conferiram o trabalho científico, na área botânica, desenvolvido na cidade pelo Herbário Barbosa Rodrigues.


Durante a visita os parlamentares conheceram a biblioteca, plantas e algumas publicações, incluindo enciclopédias, deixadas pelo fundador do centro de pesquisa, o Padre Raulino Reitz. A riqueza de material para estudo fascinou a comitiva. Segundo a secretária do Herbário, Zilda Helena Deschamps Bernardes, Santa Catarina é o único Estado que tem sua flora publicada e catalogada. “95% da flora catarinense está aqui”, explicou.

O Herbário


Fundado em 1942, o Herbário Barbosa Rodrigues, que leva o nome de um dos expoentes no ramo, abriga um acervo de 70 mil exsicatas (exemplares dessecados de quaisquer plantas). Hoje, o Centro de Pesquisas é coordenado por uma ONG (Organização não governamental), e recebe visitantes e correspondências de todo o mundo.
O prédio que abriga a instituição é um dos mais vistosos de Itajaí. A estrutura foi erguida com o apoio da comunidade itajaiense, em 1954, e se localiza na Avenida Marcos Konder. A organização conta com o trabalho de quatro funcionários e dois estagiários da área de biologia.
O fato curioso e que liga a história do Herbário à Câmara Municipal foi a morte do Padre Raulino Reitz dentro do Legislativo da cidade. Em 1990, quando recebia uma homenagem pelo recebimento do prêmio Global 500, no México, Raulino teve um mal súbito durante o uso da tribuna e morreu no plenário do Palácio Marcos Konder.
Vale lembrar que o expediente interno do Herbário é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas. As visitas, que acontecem todas as segundas-feiras, devem ser agendadas pelo telefone 3348.8725.

Nenhum comentário:

Postar um comentário