segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Defesa Civil investe em Sistema de Rádio Comunicação e Telemetria






Itajaí – A última sexta-feira (19) foi marcada pela assinatura da Ordem de Serviço para a instalação do Sistema de Rádio Comunicação e Telemetria, um investimento de R$ 316.709,01 do município. Os equipamentos permitirão o monitoramento dos rios e riachos e serão de fundamental importância na prevenção e no atendimento a catástrofes. O sistema de tecnologia digital é o mais moderno do estado e atende a Resolução 523 da Anatel. O diferencial é a comunicação simultânea em tempo real, tanto de voz quanto de dados.

Serão implantadas oito estações de telemetria, em pontos alternados dos rios Itajaí-Açú, Itajaí-Mirim, no canal retificado e no Ribeirão da Canhanduba. Para evitar a ação de vândalos a maioria dos equipamentos ficará em terrenos de empresas privadas. Também será instalada uma Estação de Meteorologia na sede da Defesa Civil que irá monitorar chuva, vento, temperatura e umidade relativa do ar, radiação UVA e UVB além é claro do nível dos rios.

O Sistema de Rádio Comunicação e Telemetria tem um tempo de vida útil estimado em 20 anos, é alimentado por energia solar e a bateria tem capacidade para operar por até sete dias sem ser recarregada (tempo estimado de duração de uma enchente). O sistema é composto por uma base fixa, 5 rádios fixos, 2 móveis e 10 portáteis todos a prova d’água. O hardware utilizado poderá operar durante 24 horas sem que haja desinstabilidade no sistema. A plataforma digital possui maior qualidade de áudio, e garante o sigilo das informações.


O Prefeito de Itajaí ressaltou a importância deste investimento para o município “através do sistema de telemetria poderemos calcular o volume da chuva, quando as águas de Blumenau, por exemplo, chegarão a Itajaí, de que forma irão chegar e quem irão atingir, minimizando os impactos, o que hoje não é possível fazer”.  A Vereadora Susi Bellini foi à única parlamentar a comparecer na assinatura do convênio. “É um importante investimento para a cidade, com recursos próprios, que marcará o trabalho preventivo da Defesa Civil”, diz Susi.

Foto: Nelson Robledo
Texto: Secretaria de Comunicação PMI e Elizângela Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário