quinta-feira, 15 de março de 2012

Vereadora quer regularizar Muros, Calçadas e terrenos baldios



 

A construção, reconstrução e conservação de muros e calçadas, como também a manutenção dos terrenos baldios na cidade de Itajaí poderá ser regulamentada através de lei. A sugestão partiu da Vereadora Susi Bellini, que enviou anteprojeto ao executivo através da indicação nº 324/2012.

 

Na cidade de São Luís, no Maranhão, um projeto similar está trazendo resultados positivos para o município, principalmente para a segurança dos moradores. "Hoje temos muitos terrenos baldios, regularizar e prever punições se tornou uma necessidade. Tenho recebido muitas reclamações da população e se cada um fizer a sua parte teremos uma Itajaí ainda mais bonita e melhor para se viver", falou a parlamentar.

 

A expectativa é que o controle dos terrenos baldios venha a inibir a criminalidade, estes locais são propícios para o consumo de drogas, assaltos e estupros. Segundo o setor de cadastro da Prefeitura Municipal, atualmente a cidade tem em média 12 mil terrenos baldios no perímetro urbano.

 

O objetivo do anteprojeto é também fazer com que os proprietários zelem pelos seus patrimônios, diminuindo a quantidade de terrenos com lixo, mato alto e animais peçonhentos, que podem causar prejuízo a saúde da população.

 

Já a calçada pública é uma questão de segurança, em especial das pessoas com deficiência física e visual, gestantes, idosos e crianças. A organização da calçada é fundamental, é através dela que a população tem acesso as edificações e pode caminhar protegida do fluxo de veículos. "Temos que dar o primeiro passo", finalizou Susi.

 

Segundo a parlamentar, o município já possui uma lei que trata da padronização das calçadas, prevendo inclusive descontos no IPTU, mas o projeto apresentado, além de mais amplo inclui a questão dos terrenos baldios, não interferindo na lei já existente.

 

 

Um comentário:

  1. Susi, você poderia me enviar esse projeto de lei? Sou Auditor Fiscal do SMU e terrenos baldios, calçadas e muros fazem parte do meu dia-a-dia.

    Gostaria de ler o seu projeto e, quem sabe, opinar.

    Meu email é rafael@r3.eng.br.

    Obrigado.

    Rafael Rick

    ResponderExcluir