terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vereadora solicita construção de prisão feminina em Itajaí



Itajaí – Na sessão ordinária da noite desta terça-feira, 29, a Vereadora Susi Bellini (PP) apresenta requerimento solicitando que o Governo do Estado de Santa Catarina construa uma prisão feminina no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.   

O documento da parlamentar foi motivado pelo anúncio do Governo Federal, que divulgou investimentos na área de segurança pública, repassando R$ 40 milhões para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, destinados à construção de cinco prisões femininas em Santa Catarina.

Segundo Susi, a região de Itajaí é uma das únicas que ainda não teve o complexo penitenciário finalizado. O presídio masculino já está em funcionamento, mas o semi-aberto e a penitenciária aguardam o fim das obras. "Temos a necessidade de transferir as detentas que atualmente estão na unidade localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. O recurso já foi destinado, a luta é para que ele seja aplicado no nosso complexo", disse a parlamentar, que é Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, CISP.  

A verba foi encaminhada através do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional do Ministério da Justiça, lançado na última quarta-feira, 23, em Brasília.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Missa sobre saúde lota auditório do Hospital Marieta


Itajaí – Uma celebração no auditório do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen comemorou o aniversário da Diretora Geral da instituição, Ir. Sandra Zanotto, reunindo cerca de 250 pessoas entre funcionários, familiares, amigos e comunidade.
A Vereadora Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social participou da missa, que teve como tema a "Cura e Libertação" e foi presidida pelo Padre João Bachmann, vigário geral da Diocese de Blumenau e pároco da Catedral, que atrai fiéis de toda a região pelo carisma e espiritualidade.
No encontro, que foi marcado por homenagens à aniversariante, o Padre João emocionou o público durante o sermão com uma mensagem que fala de comportamentos e atitudes que podem motivar doenças. Confira:

 Se alguém quiser adoecer
1- Se alguém quiser adoecer, é só ficar oprimido, doente, não fale seus sentimentos. Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, ulcera, dores lombares, dor na coluna. Com o Tempo, a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O dialogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e terapia.
2- Se alguém quiser adoecer, não tome decisão, a pessoa indecisa permanece na duvida, na ansiedade, na angustia. A indecisão acumula problemas, preocupação, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir è preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vitimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
3- Se alguém quiser adoecer, não busque soluções, as pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas, preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor acender o fósforo do que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa, que transforma em doença.
4- Se alguém quiser adoecer, viva de aparências, escondendo a realidade, fingindo, fazendo pose, querendo sempre dar a impressão que esta bem, querendo mostrar-se perfeito, bonzinho e etc... Assim, estas acumulando toneladas de peso. É uma estatua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde do que viver de aparência e fachada. São pessoas de muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital e a dor.
5- Se alguém quiser adoecer, não se aceite. A rejeição de si próprio, a baixa estima, faz com que sejamos algozes de si mesmo. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos e destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as criticas é sabedoria, bom senso e terapia.
6- Se alguém quiser adoecer, não seja honesto, o mentiroso e desonesto precisa mentir para sobreviver. Vende uma imagem falsa, camuflando o seu "EU real", é um fugitivo da luz e amante das trevas. A falta de transparência é um pacto com a corrupção. Pessoas assim vivem sob ameaças. O medo, o trambique, a falsidade, a insônia, o pesadelo, fazem parte da sua vida. São candidatos a doenças, porque vivem na insanidade mental e ética.
7- Se alguém quiser adoecer, não confie, quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona, não sabe fazer amizades verdadeiras, se esconde. Sem confiança não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si mesmo, nos outros e em Deus. Quem desconfia do médico prejudica a sua cura. Quem desconfia do psicólogo, nunca se abre, só pode adoecer.
8- Se alguém quiser adoecer, viva sempre triste, o bom humor, a risada, o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. Alegria é saúde é terapia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia do Músico é lembrado na Câmara de Vereadores de Itajaí


Vereadora usou a tribuna para falar da data

Itajaí – O dia do músico, comemorado nesta terça-feira, dia 22, foi tema de tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí. A Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social, Susi Bellini, usou a tribuna lembrando que Itajaí é tradicionalmente ligada a musica e que grandes talentos da cidade despontam para o Estado e o país.

A data é comemorada porque 22 de novembro é dia de Santa Cecília, considerada pelos católicos a padroeira dos músicos. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la.

Durante o discurso homenagem, a parlamentar também lembrou de frases populares. “Dizem que quem canta, seus males espanta, então o que seria de nós sem a leveza e a doçura das belas canções? E dos grandes músicos para interpretá-las?”, indagou Susi.

A Vereadora ainda enfatizou que a música tem o poder de encantar, de emocionar, de transmitir mensagens e de marcar fatos e acontecimentos.  “A música está presente no nosso dia a dia”, falou.

A música faz parte de Itajaí”, falou ao lembrar de grandes corais, bandas e grupos musicais que nasceram na cidade. Susi finalizou parabenizando e agradecendo aos cantores, músicos e instrumentistas da cidade pela grande contribuição a cultura de Itajaí, e saudou também os talentos musicais da Câmara de Vereadores, como Hilda Deola, Renato Seara, Marcos Holtz e Bruce Marques. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rádio AM de Itajaí é homenageada ao vivo





Parlamentar entregou Moção da Câmara de Vereadores durante a programação


Itajaí – Durante a transmissão do programa Trânsito Livre, apresentado pelo radialista Dario Silva com comentários de Célio Foes e Zélio Prado, a Vereadora Susi Bellini entregou a Moção de Parabenização e Agradecimento à Rádio Difusora Itajaí AM pelos 69 anos de fundação. "Ela nos pegou de surpresa entregando a placa no estúdio, ao vivo", disse Célio Foes, comentarista e administrador da rádio, que foi adquirida pelo seu pai, Alfredo Foes em 1977.

A homenagem entregue na manhã desta segunda-feira (21) foi proposta pela Vereadora Susi e aprovada por todos os parlamentares durante recente sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Segundo Susi, os moradores de Itajaí e região ouvem há quase 70 anos as principais notícias da cidade através da Radio Difusora AM, transmitida pela frequência 1.530 kHz. "A rádio Difusora merece nosso carinho, respeito e reconhecimento, afinal manter-se no ar por tantos anos com programação própria não é tarefa fácil", disse a Vereadora.

O radialista Dário Silva, agradeceu o reconhecimento conferido pela Casa de Leis de Itajaí e falou com emoção do papel da rádio AM, que é levar conteúdo à população. A Rádio Difusora abrange 11 municípios do Vale do Itajaí e possui público cativo para os programas ao vivo das 5h às 24h, que tem o objetivo de informar, com enfoque nas áreas política, econômica e esportiva.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso
Legenda foto: Dario Silva, Susi Bellini, Célio Foes e Zélio Prado

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Agricultoras da região se reúnem em Itajaí


 
Itajaí – Aos 72 anos, a agricultora de Itapema Vergilina Souza de Oliveira já não se dedica mais as atividades da roça, mas participa ativamente dos encontros promovidos para confraternizar e atualizar as trabalhadoras rurais. Vergilina é uma das 220 mulheres participantes do 18º Encontro Regional de Agricultoras, realizado na Estação Experimental de Itajaí – Epagri. "Nos últimos seis anos não faltei nenhum, gosto de conhecer gente nova, de me ocupar com coisas diferentes", disse a agricultora que ficou entusiasmada ao saber que a programação conta com oficina de beleza com corte de cabelo e maquiagem.
Autoridades da região prestigiaram o encontro que iniciou às 9h desta quinta-feira (17) e contou com visita técnica nos projetos desenvolvidos pela Epagri como Flora Catarinense e Bioativas, e nas pesquisas de arroz irrigado e hortaliças. A Vereadora Susi Bellini, que representou a Câmara de Vereadores de Itajaí, destacou a importância de participar, de estar integrada a região. "Os nossos municípios são muito próximos, esta interação é muito importante para debater as dificuldades e as inovações em conjunto", disse a parlamentar. Já a Vice-Prefeita, Dalva Rhenius, que representou o prefeito Jandir Bellini, enfatizou o interesse das mulheres de interagir e dividir experiências.
Na programação do dia, as agricultoras dos municípios de Itajaí, Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema, Navegantes e Porto Belo participam de palestras na área de nutrição e saúde, além de atividades em parceria com a Univali e Sesc. A Câmara de Vereadores de Itajaí também marca presença com o Balcão da Cidadania, oferecendo orientação na área jurídica.
Jorge Malburg (Gerente Regional Epagri), Susi Bellini (Vereadora), José Alberto Noldin (Chefe da Estação Epagri Itajaí) e Dalva Rhenius (Vice-Prefeita Itajaí).

Vergilina Souza de Oliveira


Texto e fotos: Elizângela Cardoso

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11.11.11, uma data histórica



Como progressista, tenho que manifestar a alegria de vivenciar o histórico dia 11.11.11, do qual o número do meu partido é repetido por três vezes. É uma data rara no calendário, uma coincidência que segundo numerólogos tem fortes vibrações positivas.
Escrevo este texto exatamente as 11h11minutos, para que a energia da data seja potencializada e traga somente acontecimentos positivos na vida dos catarinenses, dos itajaienses e dos amigos.
Acredito que hoje é um dia de grande abrangência espiritual, para especialistas em numerologia, o 11 está relacionado à iluminação e ao crescimento de consciência. A data é uma oportunidade para que a energia do planeta e da humanidade possa ser transformada.
O dia 11.11.11 será marcado por várias manifestações em todo o mundo. E também foi escolhido para oficializar a união de diversos casais que resolveram dizer o tradicional "sim" numa data que ficará na história.
Um movimento, lançado pelas redes sociais, estimula pessoas no mundo inteiro a participar do "11.11.11 – Ocupe as Ruas. Ocupe o Mundo". No Brasil, alguns locais já confirmaram a adesão, em Curitiba o movimento terá como foco o pedido de paz.
A data também envolve a matemática, se você somar os últimos dois dígitos do ano em que você nasceu com a idade que você vai ter até o fim de 2011, o resultado será 111. Experimente!
 Viva intensamente este dia, aproveite toda esta vibração positiva proporcionada pelo número 11 para renovar as energias e fazer o bem.

Susi Bellini
Vereadora de Itajaí 
PP 11

Itajaí é representada em eventos na ALESC


Vereadora Susi Bellini participou de audiência pública e congresso internacional

Itajaí – Temas importantes como a gestão pública dos hospitais e o futuro da água foram debatidos esta semana na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A Câmara de Vereadores de Itajaí enviou representante oficial para participar da programação que movimentou o auditório Deputada Antonieta de Barros, em Florianópolis.
Deputados, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, professores, e alunos de pós-graduação participaram do 1ª Congresso Internacional sobre o "Futuro da Água no Mercosul", que contou com representação da Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Segundo o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Gelson Merisio, o congresso nasceu da necessidade de pensar e executar políticas públicas, além de legislação própria, para garantir às próximas gerações a mesma qualidade de vida que temos atualmente.
O desafio do encontro, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (9,10), é suscitar propostas concretas para que as autoridades brasileiras possam negociar a proteção da água subterrânea e de superfície com os parceiros do Mercosul, debatendo gestão integrada dos recursos hídricos, dentro de uma visão ecossistêmica, na qual a qualidade da água é mensurada a partir da qualidade do meio ambiente.
Segundo Susi Bellini, Vereadora de Itajaí, uma frase da escritora Canadense Dra. Maude Barlow, autora do livro "Água, o Ouro Azul", chamou atenção durante o congresso, "o Brasil, principalmente o Sul, tem uma vasta extensão de água, o mundo está muito cedente", falou Maude.

A Vereadora ainda enfatiza que a maior preocupação dos palestrantes alemães Bernhard Vormann e Dr. Frans-Josef Struffert é a perfuração dos poços artesianos, pois não há controle da forma como são feitos, e ainda existe o risco de contaminação de todo um aqüífero, através da água do mar, praticas agrícolas, poluição, entre outros.

Os palestrantes ainda destacaram que na Alemanha foi encontrada uma camada de gesso em uma perfuração, que ao inchar subiu cerca de 10 centímetros, rachando casas e causando prejuízo e transtornos.

"Depois de toda discussão em torno do tema, tenho a certeza que dentro de 80 anos a água vai valer tanto quanto o petróleo hoje", disse Susi. Na próxima quinta-feira (17) a parlamentar usa a tribuna durante a sessão ordinária para transmitir aos vereadores e a população os conhecimentos adquiridos durante o congresso.    

Audiência Pública
Ainda durante a semana a Comissão de Saúde foi responsável pela audiência pública sobre gestão pública dos hospitais e organizações sociais. Uma apresentação sobre o gerenciamento de serviços por OS foi coordenada pelo consultor da Secretaria de Estado da Saúde para a implantação das Organizações Sociais (OS) em Santa Catarina, Wladimir Taborda.
Taborda apresentou estudos comparativos de desempenho dos hospitais paulistas administrados por OS e administrações públicas diretas. As pesquisas foram realizadas entre 2008 e 2010. Segundo o consultor, "a qualidade dos hospitais OS é muito superior aos da administração direta". No Estado de São Paulo, o modelo existe desde 1998.
Durante o encontro, na terça-feira (08), o Presidente da Comissão, Deputado Volnei Morastoni se posicionou como um defensor do Sistema Único de Saúde. 
Segundo Morastoni, o poder público também pode ser moderno e trabalhar com planejamento, metas e resultados. Ele defende ainda uma política voltada para a gestão de pessoal e o compartilhamento do custeio dos pequenos hospitais com o Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, assegurou que o Estado busca o melhor na prestação de serviços nos hospitais. "Nossos esforços são em buscar maior eficiência, melhorias para o setor por meio do modelo das Organizações Sociais".
Oliveira concorda que o foco da saúde pública deve ser na atenção básica e admite a dificuldade de reposição de recursos humanos, de adequação e de lentidão na manutenção física e de equipamentos, além do trâmite burocrático e das limitações feitas devido à lei de responsabilidade fiscal. Além disso, frisou que "a ingerência política na administração atravanca bastante essa gestão". 
A maioria dos participantes que se manifestaram foi contrária às Organizações Sociais e em defesa do Sistema Único de Saúde. Susi Bellini, que representou a Câmara de Vereadores de Itajaí, conclui que o tema deve ser amadurecido. "Que o SUS precisa ser reestruturado todos sabemos, mas temos que estudar melhor como funciona o modelo OS", falou a parlamentar.  

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

REUNIÃO DEBATE CISVEMAR




Camboriú – A manhã desta quinta-feira (10) foi decisiva para o Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR). A Presidente do Consórcio Luzia Coppi Mathias e o Vice-Presidente Sabino Bussanello se reuniram na Prefeitura de Camboriú com membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) e do Executivo dos municípios envolvidos para debater os próximos passos do CISVEMAR.
Durante a reunião foi assinado termo de convênio entre o Consórcio e a Prefeitura de Balneário Camboriú, permitindo que o CISVEMAR utilize gratuitamente a Casa dos Conselhos como sede.
Até o próximo dia 30 a equipe deve providenciar a documentação necessária para registrar o Consórcio junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), em Brasília, e a certificação junto ao Sistema Nacional de Convênios (SICONVI). Dentro deste prazo também será criado através de resolução o Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR). Todos estes trâmites são exigidos pelo programa, para que o Consórcio possa apresentar projetos e angariar recursos.
"Estamos bem intencionados e para que o consórcio seja realidade temos que ser práticos", disse a Presidente Luzia. Fazem parte do CISVEMAR os municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Navegantes.
"Estamos prestes a vencer esta etapa burocrática", falou o Vice-Presidente Sabino. O CISVEMAR é uma iniciativa da CISP e do FECONSEG/SC (Federação dos Conselhos de Segurança). A Presidente da CISP, Susi Bellini, foi representada pela sua assessoria, já que está cumprindo agenda em Florianópolis. "Estamos otimistas, pretendemos em breve estar participando dos editais, enfatizou Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg. A próxima reunião do CISVEMAR será marcada após o cumprimento destas etapas.
 
Segurança Pública
O tema segurança pública não estava na pauta do Governador do Estado Raimundo Colombo, que cumpriu agenda na tarde desta quarta-feira (09) em Itajaí participando da abertura da Aqua Pesca Brasil, no Centreventos e do lançamento do Plano de Investimentos no setor elétrico na Associação Empresarial (ACII). O Governador foi recepcionado na cidade por cerca de 30 policiais civis que com faixas manifestaram a insatisfação da classe. Já na ACII Raimundo foi surpreendido pela Presidente da entidade, Maria Izabel Pinheiro Sandri, que durante discurso solicitou audiência para debater segurança pública em Itajaí.
O Governador aproveitou para divulgar os investimentos que vem realizando na área em todo o Estado e enfatizar que está procurando um terreno na cidade de Itajaí para construir um novo Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP), conhecido como CIP.  
Antes de retornar a Florianópolis, Raimundo Colombo visitou as obras da Penitenciária do Vale do Itajaí. A Empresa Espaço Aberto, responsável pela obra, recebeu prazo até o dia 30 de novembro para entregar a obra.
A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) estará entregando nos próximos dias um Ofício ao Governador, assinado também pelos 105 vereadores que compõem a região da AMFRI, com reivindicações para as polícias militar e civil. A construção de um novo CASEP que atenda a região também já foi solicitado ao Governo do Estado. "A CISP está atenta aos problemas da região e focada em buscar soluções", disse Susi Bellini, Presidente da comissão.

Texto: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP) 
Credito e legenda fotos:
0028 - Reunião CISVEMAR no Gabinete da Presidente Luzia, Prefeitura de Camboriú (Peeter Lee)
06909 - Faixa em frente AquaPescaBrasil (Elizângela Cardoso)
06930 - Reunião ACII (Elizângela Cardoso)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ACII DISCUTE OCUPAÇÃO DO DETENTO


Itajaí – A Penitenciária do Vale do Itajaí, que pode inaugurar dentro de trinta dias, já deve iniciar as atividades com a implantação de projetos nas áreas religiosa, educacional e industrial. A proposta da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) e do Parlamento da AMFRI (PARLAAMFRI) é que os presos sejam ocupados com trabalhos do Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, programa Brasil Alfabetização e Educação para jovens e adultos com aulas presenciais. O projeto industrial que propõe a montagem de uma fábrica de artefatos de cimento dentro da unidade também foi apresentado pelo empresário Jacir Pamplona. "Já comprei 10 máquinas, fiquei motivado ao visitar a Penitenciária Industrial de Joinville, meu objetivo é tentar recuperar, é oferecer oportunidade", falou o empresário.
Os projetos foram discutidos durante reunião na manhã desta terça-feira (08) na sede da ACII. Segundo o Juiz Corregedor do Presídio, Dr. Pedro Carvalho, a lei de execução penal já prevê a implantação destes projetos em penitenciárias, então não haveria impedimento para o início dos trabalhos. "Precisamos do apoio dos empresários, das entidades e da comunidade", disse Dr. Pedro.
"Para viabilizar os projetos falta conseguirmos as carteiras para as salas de aula e a transferência do galpão doado pelo município de Itajaí, da Marejada para o Complexo Canhanduba", enfatizou José Milton Santana, Gerente do Presídio Canhanduba.
O próximo passo do grupo, para Gaspar Laus, Vice-Presidente da ACII, é agendar uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para solicitar apoio quanto ao custeio da transferência do galpão. "A ACII, juntamente com a CISP e o Parlaamfri estará pleiteando este investimento para todos os municípios da AMFRI, já que a penitenciária é regional", falou Gaspar.
A Presidente da CISP, Susi Bellini, foi representada pela Secretária da comissão, Elizângela Cardoso. Susi está em Florianópolis participando de audiência pública na Assembléia Legislativa, que discute a Gestão Pública dos Hospitais x Organizações Socias. Participaram também da reunião na ACII, Bonaldo de Oliveira (Assoc. Lojistas), Rui Garcia dos Santos (Delegado Regional), Carlos Ely (Secretário Segurança Pública Itajaí), Roberto Tomaz (Assembléia de Deus), Antônio Bordin (Assembléia de Deus), Milani Bento (Ministério Público) Yara Querne (Conselho da Comunidade), Dão Koeddermann (Presidente do Parlaamfri), Amélia Erbs (Pastoral Carcerária) e Elozia de Brito (SDR/GERED Itajaí).

Texto: Elizângela Cardoso
Foto: Kátia Cunha