As peças produzidas serão expostas na Feira Internacional de Cultura e Artesanato
Itajaí – As peças alegres e coloridas dão contraste ao ambiente frio causado pelo isolamento. São vasos, garrafas, cachepô e guirlandas de natal. O trabalho minucioso é realizado com atenção e dedicação por A.A, de 35 anos, presa há um ano e cinco meses. “Está sendo ótimo, descobri no curso que sou criativa e que tenho talento para a arte. Estou feliz por aprender uma profissão, quando sair daqui pretendo dar aula” disse a detenta que está participando do curso.
Há um pouco mais de um mês, por estímulo da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, uma parceria entre o Presídio de Itajaí, Curso de Extensão Mais e Melhor Idade da Univali e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí resultou no Curso de Formação Avançada em Artesanato para Trabalho e Renda, Coordenado pela Professora Ceili Borba, através do Projeto Arrumadinho.
Devido ao espaço limitado dentro do presídio, das mais de 90 presas oito estão participando do curso, mas já há fila de espera. “No momento elas estão aprendendo técnicas de colagem de fios, linhas e lã, o Projeto Arrumadinho conta com um galpão que armazena doações de segundo uso. Todo o material recebido é transformado em arte, assim estamos trabalhando a questão ambiental e capacitando esta mão de obra que está ociosa”, diz Ceili.
As peças serão expostas na Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra, que irá acontecer no Centreventos Itajaí no período de 26 de novembro a 05 de dezembro. Segundo Ceili Borba, está será a primeira vez que obras produzidas por detentas serão expostas numa feira internacional no Brasil. “Elas estão motivadas com a feira”, fala entusiasmada a professora.
A Vereadora de Itajaí Susi Bellini, que participa ativamente da comissão, visitou o curso e o Galpão Arrumadinho e ficou surpresa com o resultado. “Iniciamos este assunto na comissão em uma reunião realizada em novembro do ano passado, estou satisfeita com o resultado, acredito que este é o primeiro de muitos cursos que ainda vamos implantar no presídio”, disse a parlamentar.
As aulas acontecem todos os dias das 13:30h às 17h, com orientação da professora Ceili às sextas-feiras. Todas as participantes recebem certificado do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário