A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública da Foz do Rio Itajaí-Açú – CISP, recebeu homenagem alusiva ao primeiro ano de atuação. A sessão solene foi realizada na última quarta-feira (14), no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A homenagem foi proposta pelos vereadores Dão Koeddermann e José Carlos Hannibal. Todos os membros da comissão receberam moção honrosa e também um certificado de reconhecimento da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública.
A Comissão conta com a representatividade política dos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha, que aderiram aos trabalhos do grupo, ganhando força a cada encontro. Para o Vereador Dão, os membros da comissão vem trabalhando de forma voluntária para amenizar os problemas sociais decorrentes da violência e este esforço vem trazendo resultados. Na última reunião da Comissão, o Instituto de Pesquisas Sociais da Univali de Itajaí, apresentou proposta para realização de uma pesquisa inédita no Estado para identificar nas famílias da região, os fatores que possam estimular a criminalidade para conseguir elaborar políticas públicas mais eficazes no combate da criminalidade.
O Parlaamfri, que também faz parte da comissão, representa 11 Municípios com 105 Vereadores participantes do Parlamento. “Esta comissão é um exemplo de integração entre sociedade e Poder Público, afirma Aquiles, Vereador pelo Município de Penha. Para o Advogado Valdir de Andrade, Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina, a união dos Poderes constituídos fez com que um terreno baldio e uma obra quase paralisada voltasse ao seu cronograma normal de trabalho e hoje mais um marco histórico é conquistado pela comissão. “O Consórcio Intermunicipal de Segurança está legalmente registrado e passa a ter caráter jurídico de forma inédita em nosso Estado”, de acordo com Valdir. “Aderimos ao Programa Nacional de Segurança como parte de uma conquista do nosso esforço e da nossa união”, concluiu Andrade. Dr. Valdir de Andrade recebeu durante a sessão solene, o título de Presidente de Honra do Conselho Comunitário de Segurança do Centro de Balneário Camboriú.
A Vereadora Susi Bellini, que atua na comissão através do legislativo itajaiense, foi representada pelas assessoras Elizângela Cardoso e Shirley Adriano.
Breve histórico da Comissão
A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública foi instituída no dia 13 de Julho de 2009, durante uma audiência pública para debater a criação da Guarda Municipal na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Inicialmente a Comissão era composta por representantes dos Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú e tinha seu foco voltado para cobrar a agilidade do Poder Público na construção do Presídio Regional e da Delegacia do Monte Alegre em Camboriú. Com o passar do tempo os encontros foram se intensificando e as ações ganharam forma através da representatividade de outros municípios. A comissão atualmente também está empenhada na implantação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública em uma iniciativa inédita em Santa Catarina.
Próximos encontros:
21 de Julho, 9h, Câmara de Vereadores de Camboriú
04 de Agosto, 9h, Câmara de Vereadores de Itajaí
29 de Setembro, 9h, Câmara de Vereadores de Navegantes
27 de Outubro, 9h, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
24 de Novembro, 9h, Câmara de Vereadores de Camboriú
08 de Dezembro, 9h, Câmara de Vereadores de Itajaí
(encerramento dos trabalhos de 2010).
Texto: Fernando Carnevalli e Elizângela Cardoso
Foto: Fernando Carnevalli
Nenhum comentário:
Postar um comentário