quarta-feira, 31 de março de 2010

COMISSÃO DEVERÁ SER CRIADA PARA ACOMPANHAR REGATA INTERNACIONAL


Itajaí – Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 30, a Vereadora Susi Bellini (PP) apresentou indicação solicitando ao Executivo a criação da Comissão de Recepção e Encaminhamento da Volvo Ocean Race.


A indicação foi aprovada por unanimidade. O documento segue para a Prefeitura com o anteprojeto, que após análise deverá voltar ao Legislativo para votação da Lei. “É um evento que destacará o município internacionalmente, precisamos estar preparados”, defende a parlamentar.


A regata de volta ao mundo acontecerá entre 2011 e 2012, tendo a cidade de Itajaí como o ponto de parada na América do Sul da edição da Volvo Ocean Race. A organização da prova ainda não divulgou o percurso completo, mas já definiu outras cinco escalas, além da largada em Alicante (Espanha) e a chegada em Galway (Irlanda).


segunda-feira, 29 de março de 2010

Progressistas em Ação

Os Vereadores Susi Bellini (Itajaí), Henrique Bertoldi (Camboriú) e José Carlos Hannibal (Balneário Camboriú) estão sempre atuando nas questões da comunidade. Participativos, os parlamentares se encontram nas reuniões quinzenais da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, aonde representam o legislativo dos seus municípios.

A foto foi registrada na última reunião da comissão. Jocarha Hannibal, filho do Vereador José Carlos, posa com os Vereadores.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Câmara recebe Presidente do Legislativo de Caçador


Na tarde desta quinta-feira (24), a Vereadora Susi Bellini recebeu no gabinete parlamentar a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Caçador, Darci Ribeiro dos Santos (DEM).


O presidente veio conhecer o Balcão da Cidadania, acompanhado do analista legislativo, José Ari Lins e da advogada Juliana Maciel.


De acordo com Darci, a vinda a Itajaí fortaleceu ainda mais a vontade de encaminhar um balcão da cidadania em Caçador. “Nossa cidade carece de um serviço como este. É uma forma de buscar os documentos necessários para a população carente”, disse.


Para o secretário de Comunicação e Promoção Social da Casa Legislativa Itajaiense, Herval Angelo Esmeraldino, esta visita é uma prova de que os serviços ofertados beneficiam a população carente. “Orgulha-nos muito saber que o Balcão da Cidadania está dando certo. Esperamos em breve implantar outros serviços”, destaca.


Legenda foto: José Ari Lins, Darci Ribeiro dos Santos, Juliana Maciel, Susi Bellini e Herval Angelo Esmeraldino.

LEONEL PAVAN ASSUME O GOVERNO DE SANTA CATARINA


Leonel Pavan tomou posse como governador de Santa Catarina em sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada nesta quinta-feira (25). O ex-vice-governador do Estado assume o cargo com a renúncia de Luiz Henrique, que se afastou em definitivo para cumprir as regras do calendário eleitoral. A carta renúncia foi entregue ao presidente do Legislativo, deputado Gelson Merísio, momentos antes do início da sessão em que Pavan foi empossado.

Em seu pronunciamento, o novo governador antecipou que pretende fazer uma gestão de portas abertas e voltadas para atender à população. "Nossas palavras de ordem são responsabilidade e compromisso com as pessoas", afirmou.

Em seu discurso de despedida, Luiz Henrique fez um resumo de seus sete anos à frente do Executivo Estadual, destacando as conquistas tanto na área social quanto no crescimento da economia de Santa Catarina. Ele ressaltou o papel desempenhado pelas secretarias de Desenvolvimento Regional para garantir o sucesso da gestão descentralizada na administração estadual, evidenciando o combate ao êxodo rural e à migração para o litoral. Luiz Henrique relatou conquistas nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, observando que a parceria com os deputados na Assembleia foi essencial para os resultados obtidos. "Quero dizer-lhes que só realizamos tudo isso, porque contamos com a parceria dessa Casa, que aprimorou a maioria dos nossos projetos, que foram transformados em lei", disse.

Leonel Pavan garantiu que fará uma administração afinada com o Poder Legislativo, assegurando tratamento igualitário aos 40 parlamentares estaduais. "O Parlamento, com sua ação independente, mas direcionada igualmente aos interesses do Estado, garantiu o suporte firme e constitucional às realizações deste período de governo. Quero compartilhar com os senhores e com as senhoras a minha certeza de que a Assembleia Legislativa continuará a olhar para frente e para um novo horizonte de desenvolvimento dos catarinenses", destacou. "É um governo de continuidade, não é de mudança. É um ano curto e um ano em que temos que cumprir leis rigorosas, como a lei eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal.

Temos nove meses e não podemos inventar muito, mas o nosso compromisso será de respeito às pessoas, um governo que vai conversar com as pessoas. Não será um governo de gabinete, nós teremos um governo que vai atender o desejo daqueles que querem viver melhor, principalmente aqueles mais oprimidos, os mais esquecidos. Aqueles que precisam das mãos dos governos, seja municipal, ou estadual", enfatizou Pavan.

Missão ao Japão O governador Leonel Pavan viaja no próximo domingo (28) para uma missão de cinco dias ao Japão, onde assinará financiamento de R$ 400 milhões com a Jica, a agência japonesa de desenvolvimento. Os recursos vão assegurar investimentos na área de Saneamento, ampliando para 80% da população catarinense atendida com o tratamento e rede coletora de esgotos. Durante a missão internacional de Pavan a Tóquio, assume interinamente o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio.

Fonte: www.leonelpavan.com.br

Itajaí receberá escala brasileira da Volvo Ocean Race


AE - Agencia Estado


A cidade catarinense de Itajaí foi escolhida como ponto de parada na América do Sul da próxima edição da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, que acontecerá entre 2011 e 2012. A organização da prova ainda não divulgou o percurso completo, mas já definiu outras cinco escalas, além da largada em Alicante (Espanha) e a chegada em Galway (Irlanda).


Localizada a 90 quilômetros de Florianópolis e contando com cerca de 180 mil habitantes, Itajaí venceu disputa com outras cidades brasileiras para receber a Volvo Ocean Race. E, assim, irá substituir o Rio, que teve esse privilégio nas três últimas edições da regata. "É uma honra", comemorou o prefeito Jandir Bellini.


"O desafio da Volvo Ocean Race é muito grande e a parada no Brasil é especial porque os participantes virão de cerca de 40 dias em alto mar, na etapa mais cansativa da regata", disse o norueguês Knut Frostad, responsável pela organização da regata que deve ter oito meses de duração. "Estamos muito satisfeitos que Itajaí seja a parada brasileira."


"A Volvo Ocean Race é uma competição emocionante e acho muito legal que Itajaí seja a parada sul-americana. Esta cidade tem uma ótima infraestrutura portuária e ótimos profissionais do ramo náutico que poderão ajudar todas as equipes participantes", afirmou o velejador brasileiro Torben Grael, que foi o comandante do barco vencedor da última edição da prova.


Legenda foto: Vereadora Susi Bellini e Vice-prefeita Dalva Rhenius ladeadas pelo velejador de Star, Lars Grael, dono de duas medalhas olímpicas.

Vereadora participa da caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Água


Nesta semana, a atenção se voltou para o tema ÁGUA, já que no dia 21 foi comemorado o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Para comemorar a data o Semasa e a Famai de Itajaí promoveram uma caminhada pela Rua Hercílio Luz. O evento reuniu crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.


“Fiquei muito feliz em acompanhar nossos alunos e perceber que eles aprendem cedo a importância de economizar, de poupar, tanto o líquido precioso que é a água, quanto energia elétrica, evitando o desperdício”, disse Susi Bellini após a caminhada.


Susi ainda concluiu que “a consciência ambiental das nossas crianças é bem diferente da nossa, e quando o assunto é levantado, eles, os pequenos, enchem o peito e ensinam nós, os adultos”.


Na caminhada a Vereadora Susi recebeu uma camiseta com a seguinte frase: MEU CORPO É 70% ÁGUA E 100% CONSCIÊNCIA. “É isso que desejo, que nós adultos possamos nos unir as crianças e nos tornar 100% consciência”, finaliza a parlamentar.


Segundo dados divulgados, a água representa 70% da superfície do planeta, e deste total, apenas 2,5% é adequada para consumo.


Portanto, fica a dica, economize água.

Código municipal de proteção animal pode ser criado em Itajaí


A necessidade de uma política para a relação da cidade com o mundo animal é melhor atendida quando amparada por um “Código Municipal de Proteção aos Animais”, um trabalho que vem sendo desenvolvido com técnicos ao longo dos anos para equipar o nosso município com mais qualidade de vida.


Na sessão ordinária desta terça-feira, 23, os vereadores aprovaram em primeira discussão e votação o projeto de lei ordinária que institui o código municipal de proteção aos animais no âmbito do município de Itajaí, de autoria dos vereadores Níkolas Reis (PT), Luiz Carlos Pissetti (DEM) e a vereadora Susi Bellini (PP).


A proposta estabelece normas para proteção, defesa e preservação dos animais no município, considerando os animais silvestres, exóticos, domésticos, domesticados, em criadouro e sinantrópicos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Engenheiro responsável pelas celas da penitenciária dá explicações à comissão de Segurança Pública



Itajaí – A Câmara de Vereadores de Itajaí foi palco de uma intensa discussão sobre os problemas encontrados no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. A reunião da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, na manhã desta quarta-feira, contou com a participação do engenheiro Marlon Rocho, da empresa Verdi Construções S.A, responsável pelas celas do complexo penitenciário, e do engenheiro Hermínio Guardiano, da Prefeitura Municipal de Itajaí, que visitou a obra e analisou as rachaduras nas celas. Hermínio entregou o laudo aos membros da comissão e concluiu que as celas possuem fissuras, trincas e infiltração. O engenheiro descartou a possibilidade de recalque, que seria o rebaixamento da parede ou da terra depois da obra pronta. “É possível que as fissuras tenham ocorrido no transporte, quando foram alçadas pelo guindaste”, disse Hermínio.

A comissão foi orientada pelo profissional, caso queira um estudo mais aprofundado, contratar engenheiros especializados em perícia e em projetos de presídios. Marlon, falou que a empresa reconhece que as celas estão com fissuras e afirma aos membros que o problema será solucionado no prazo de 15 dias. “Vamos colocar a manta metalizada, que impedirá a infiltração e nas trincas utilizaremos uma moderna resina”, diz o engenheiro da Verdi.


Marlon foi questionado pela comissão sobre os motivos das fissuras, o engenheiro disse que a empresa ainda não conseguiu concluir a origem, mas que um estudo está sendo providenciado para apurar a causa. “Estamos apanhando com nossos erros e corrigindo”, diz o engenheiro admitindo que por se tratar de uma produção industrial não deveriam ocorrer as trincas.


A empresa mostrou-se comprometida em atender a comissão sempre que for solicitada e convidou quatro membros para viajar até Canoas (RS) para conhecer a Verdi e acompanhar o processo de produção das celas. “Fizemos questão de ter a comissão representada na nossa empresa, assim vocês poderão entender melhor o processo de fabricação e a alta tecnologia que utilizamos nas celas, a viagem será por nossa conta”, fala o engenheiro.


A comissão aceitou o convite e irá eleger 4 representantes para visitar a Verdi Construções nas próximas semanas. A comissão decidiu aguardar o prazo de 15 dias para que a empresa faça o conserto das celas e durante este período irá agendar audiência com o Governador do Estado, para solicitar providências quanto ao complexo penitenciário. Caso os prazos não sejam cumpridos e o Governo não apresente soluções, a comissão fará denúncia ao Ministério Público.


Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg/SC, aproveitou para convidar os membros para a reunião com os prefeitos da Amfri na próxima sexta-feira, dia 26, às 10h na sede da Amfri. O próximo encontro da comissão ficou agendado para o dia 07 de abril, às 9h, na Câmara de Vereadores de Navegantes, após os membros farão visita ao Complexo para verificar o conserto das celas.


Participaram da reunião:

José Milton Ribeiro Santana – Presídio Regional de Itajaí

Hermínio Guardiano – Engenheiro da Prefeitura Municipal de Itajaí

Ricardo Izidoro Koch – Presidente da OAB Itajaí

Yara Querne – Conselho da Comunidade de Itajaí

Ivan dos Santos Leal – Conseg Balneário Camboriú

Susi Bellini – Vereadora Itajaí

Edilson Ferreira – Representante do Lions Clube Balneário Camboriú

Joab Bezerra Duarte – Presidente do Conseg de Navegantes

Marlon Rocho – Engenheiro da Verdi Construções S.A

Jocarha Markel Hannibal – Associação Moradores da 4ª Avenida de Bal. Camboriú

José Carlos Hannibal – Vereador de Balneário Camboriú

Sandra Safanelli – OAB/SC Itajaí – assuntos prissionais

José Pereira (Zé Branco) – Vereador de Camboriú

Henrique Bertoldi – Vereador Camboriú

Aquiles da Costa – Vereador Penha e Presidente do Parlaamfri

José Antônio Bastos – Vereador de Penha

Maurílio da Silva – Diretor do Presídio de Itajaí


Legenda foto: Vereadora Susi Bellini e Dr. Valdir de Andrade recebendo o laudo do engenheiro Hermínio.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ministro da Igualdade Racial visita a Câmara de Vereadores de Itajaí


Itajaí – Na manhã desta sexta-feira (19) os Vereadores de Itajaí receberam a visita do Ministro Chefe Substituto da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo (PT). No encontro, o presidente da Casa Legislativa, Luiz Carlos Pissetti (DEM), entregou ao Ministro um livro com fotos da cidade de Itajaí.


O Presidente destacou que esta é a segunda vez que um ministro visita a Câmara de Vereadores. A Vereadora Susi Bellini (PP) lembrou que representar uma classe e lutar por ela exige empenho e perseverança. “Aqui na Câmara represento as mulheres, a luta é sempre constante e parabenizo o Ministro por promover e defender a igualdade racial”, fala Susi.


O Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos e Temáticos, Rogério Nassif Ribas, participou da visita na Câmara e destacou o empenho dos Vereadores na aprovação da Lei que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí, que será empossado nesta sexta-feira às 14h no auditório da prefeitura, com a participação do Ministro. Na sequência, haverá o lançamento do livro “As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil – 120 anos após a abolição”, de Mário Theodoro (Economista e Diretor de Cooperação e Desenvolvimento do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA DO DEMOLAY É LEMBRADO NA CÂMARA DE VEREADORES

Itajaí – Na sessão ordinária da noite desta quinta-feira, dia 18, a Vereadora Susi Bellini (PP) usou a tribuna para saudar a ordem DeMolay, que completa 91 anos de fundação. O dia é comemorado mundialmente em 18 de março, no Brasil a data foi instituída recentemente, através da Lei nº 12.208/2010. Já em Itajaí a Lei 5.190/2008, comemora o dia em 16 de julho, porém os Vereadores Susi Bellini e Nikolas Reis estão entrando com um projeto para substituir a data.


Representantes dos Capítulos Harmonia Itajaiense e Vale das Acácias, da Ordem DeMolay de Itajaí, foram prestigiar a sessão. Participam da Ordem DeMolay jovens de 12 a 21 anos, tendo como princípios a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar caminho seguindo preceitos que são considerados diferenciais na vida de um líder. A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são: amor filial; reverência pelas coisas sagradas; cortesia; companheirismo; fidelidade; pureza; e patriotismo.


Susi Bellini também aproveitou o discurso para parabenizar o Clube Náutico Marcílio Dias, pelos 91 anos de fundação e o Asilo Dom Bosco, pelos 74 anos de prestação de serviços aos idosos. “Estive no Gigantão das Avenidas e me emocionei com as merecidas homenagens aos ex-atletas do time”, disse a parlamentar. Susi, que recentemente visitou o Asilo Dom Bosco com a Deputada Federal Angela Amin, também falou do empenho da atual administração em manter a casa de idosos em pleno funcionamento.


Legenda foto: Gabriel Cidral, Matheus Molleri, Henrique Aguias Felício, Vereadora Susi Bellini, Rosana Aguiar de Souza, Evandro José Felício, Guilherme Ribeiro e Uilian Salomão de Andrade.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Engenheiros acompanham Comissão de Segurança em visita no Complexo Penitenciário


Itajaí - A Comissão Intermunicipal de Segurança levou engenheiros na obra do Complexo Penitenciário na manhã desta sexta-feira (12). "Visualmente já notamos que provavelmente as celas tem problemas de recalque na fundação, que abalou a estrutura", diz o engenheiro Fausto Vieira Consoni, da Prefeitura de Camboriú. Recalque é o rebaixamento da parede ou da terra depois de pronta a obra. "Para emitir um laudo técnico precisamos ter acesso ao projeto estrutural e arquitetônico", conclui o engenheiro da Prefeitura de Itajaí Hermínio Guardiano.

A vereadora Susi Bellini (Itajaí) e os vereadores José Rodrigues (Camboriú) e Dão Koedderman (Balneário Camboriú) acompanharam a visita com o Presidente da OAB Subseção Itajaí Ricardo Izidoro Koch, que pela primeira vez esteve na obra. Também estiveram no local as advogadas Dr. Sandra Safanelli e Dra. Yara Querne e o Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Adelcio Bernardino, que integram a Comissão.
As rachaduras nas celas foram localizadas pela comissão na última quarta-feira (10), aonde o grupo decidiu retornar ao local com engenheiros, para que após laudo técnico possa encaminhar denúncia ao Ministério Público, em caso de irregularidades.

As celas, pré-fabricadas com o sistema modular de monobloco, já estão há meses no pátio mas ainda não foram finalizadas, o teto não tem impermeabilização, o que pode ter gerado a possível infiltração. Segundo o mestre de obras Orivaldo Perondi, da Verdi Construções, empresa responsável pela fabricação das celas, ainda falta o acabamento com manta asfáltica no teto.

Além das fissuras nas celas, a comissão está preocupada com a área em construção aonde os presos passarão maior parte do tempo: o solário, salas de oficinas e refeitório. Nestes espaços as paredes estão sendo levantadas com tijolo em pé e sem reforço de tela metálica e algumas paredes já estão com chapisco. Segundo o Engenheiro Ronaldo Lacerda, da Construtora Espaço Aberto, o revestimento com tela será feito depois.

No local, 12 homens estavam trabalhando, número reduzido comparado há períodos em que 45 trabalhadores estavam executando a obra. "Este é o momento de fiscalizar e tentar corrigir o que está errado ou mal executado. O objetivo da comissão é acompanhar e cobrar das autoridades competentes agilidade na obra e cumprimento dos prazos, já que o complexo deveria estar pronto e ainda temos, segundo previsão do Estado, mais de um ano de trabalho", disse a Vereadora Susi.

A comissão também observou que a terraplanagem do presídio ainda não iniciou. A ordem de serviço foi assinada pelo Vice-Governador, Leonel Pavan e pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, Ronaldo Benedet, no último dia 25, quando estiveram no Complexo Penitenciário para acompanhar a comissão. Segundo Benedet a terraplanagem iniciaria no dia 26 de fevereiro ou 01 de março.

A comissão irá solicitar à Secretaria de Segurança Pública do Estado o projeto e a planta da obra, como também, que os engenheiros responsáveis pela fiscalização compareçam com freqüência ao local. A Secretaria também será questionada quanto ao atraso na terraplanagem. A próxima reunião da comissão está agendada para o dia 24 de março na Câmara de Vereadores de Itajaí, às 9h.

Texto e Fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)
Legenda foto - Vereador Zé Branco (Camboriú), Engenheiro Fausto Consoni (Camboriú), Vereadora Susi Bellini (Itajaí) e Engenheiro Hermínio Guardiano (Itajaí).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Comissão Intermunicipal de Segurança Pública encontra rachaduras nas celas do Complexo Penitenciário


Itajaí – Após a reunião na sede da Câmara de Vereadores de Camboriú, os membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública partiram para visita nas obras da Delegacia do Monte Alegre, em Camboriú, e complexo penitenciário, em Itajaí.

O que surpreendeu a comissão durante as visitas foram as rachaduras encontradas nas celas da penitenciária, no bairro Canhanduba. Após a constatação os membros resolveram fotografar as fissuras e convidar engenheiros dos municípios envolvidos para uma análise técnica. A visita acompanhada dos profissionais deve acontecer nos próximos dias. “Queremos envolver os engenheiros das prefeituras para uma constatação técnica, afinal só estamos relatando o que encontramos e precisamos de um laudo para tomar as providências”, disse Santiago Martin Návia, coordenador da comissão.

Outro problema avaliado pela comissão, que fez a visita com a ajuda da cópia da planta, foi as paredes que estão sendo levantadas para abrigar a oficina, refeitório e banho de sol, que não tem reforço algum, são utilizados tijolo comum revestidos com reboco. “Não é difícil concluir que estas paredes não são seguras”, disse a representante da OAB Sandra Safanelli.

A próxima reunião está agendada para o dia 24 de março na Câmara de Vereadores de Itajaí, às 9h, mas antes desta data os membros devem voltar ao canteiro de obras com engenheiros para uma avaliação das rachaduras.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Câmara de Vereadores oferece serviços gratuitos às mulheres


A iniciativa partiu da Vereadora Susi Bellini

Itajaí – Muitas mulheres aproveitaram o dia 08 de março para usufruir dos serviços oferecidos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No calçadão da Hercílio Luz mais de mil pessoas passaram pelo espaço feminino organizado pela Câmara de Vereadores de Itajaí, com corte de cabelo, sobrancelha, maquiagem, avaliação capilar, verificação de pressão arterial, triagem auditiva e balcão da cidadania, além de orientação com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e com os cursos de nutrição, enfermagem, odontologia e fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí.

A idéia partiu da Vereadora Susi Bellini (PP), única mulher eleita nesta legislatura, e foi acolhida pela Casa Legislativa. “Estive lá durante todo o dia, é gratificante ver a alegria das mulheres. Para muitas foi um dia de recuperar a autoestima”, fala Susi.

Para realizar a ação a Câmara de Vereadores contou com a parceria do Senac, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Universidade do Vale do Itajaí e Instituto Embeleze.

O evento foi animado pelo DJ China e pelos cantores Fabiano Morisco (Chiclete), Hilda Deola e Louise Lucena. Todos os serviços foram oferecidos gratuitamente das 9h30min até as 17h.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)


sexta-feira, 5 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Câmara de Vereadores promove evento no Dia Internacional da Mulher




Itajaí – No Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira (08), a Câmara Municipal atenderá o público feminino numa tenda montada no Calçadão da Rua Hercílio Luz. O espaço contará com os serviços do Balcão da Cidadania, corte de cabelo, sobrancelha, triagem auditiva, além de orientações sobre câncer de mana e nutrição.

A idéia partiu da Vereadora Susi Bellini (PP), única mulher eleita nesta legislatura e foi acolhida pela Casa Legislativa. “É uma data especial que merece ser comemorada. A Câmara está trabalhando para estar cada vez mais próxima da comunidade. Este evento pode ser o primeiro de muitos”, diz a Vereadora.

Para realizar a ação a Câmara de Vereadores buscou parceiros como: Senac, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Desenvolvimento Social, Dj China e Universidade do Vale do Itajaí através dos Cursos de Cosmetologia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente das 9h às 17h.

Texto: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)

Foto: Victor Broca

quarta-feira, 3 de março de 2010

ACII debate Guarda Civil Comunitária


Itajaí - A Associação Empresarial de Itajaí foi palco de uma ampla discussão sobre a criação da Guarda Civil Comunitária. O assunto foi apresentado nesta segunda-feira (01) pelo secretário Municipal de Segurança do Cidadão e Presidente do Consegur, Carlos Ely Castro e contou com a participação de associados da entidade, representantes de conselhos comunitários e das polícias Militar e Civil. A Vereadora Susi Bellini (PP) participou e foi convidada a esclarecer aos participantes como atua a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, aonde a parlamentar representa a cidade de Itajaí.


O secretário de Segurança explicou que a criação da Guarda Civil de Itajaí é a forma encontrada pelo município para enfrentar e combater o crime em direta colaboração e sintonia com as polícias. “A proposta é simples, objetiva e necessária: segurança ostensiva permanente, como forma de combater e inibir a violência e o ilícito” defendeu. “Bem preparados vamos colocar os guardas nas praças e eventos públicos para combater principalmente o uso de drogas” completou.


Segundo ele, o projeto está sustentado em, depoimentos, constatações, pesquisas e conceitos formulados após longo período de avaliações que sugerem a presença de uma Guarda Civil, concursada, com carreira, ética, cidadania, preventiva, repressiva, armada, preparada, comunitária e que possa auxiliar para minimizar o avanço da violência. “Em um ano de instalação da guarda civil em Florianópolis não foi registrado nenhum incidente.”, acrescentou citando ainda o sucesso da Guarda Civil em Barueri e garantindo que somente homens bem preparados irão para as ruas.


Vários itens da proposta foram questionados, porém o posicionamento favorável foi manifestado por muitos dos presentes. “O serviço só irá somar, mas os agentes precisam estar integrados com os Consegs, Conselhos Comunitários e polícias”, disse diretor de Polícia do Litoral, delegado Marcio Colatto. “A guarda vai ajudar no combate da quebra da ordem pública.


A Polícia Militar também já disponibilizou a academia para auxiliar na preparação dos agentes”, comentou o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Mafra. A legalidade do Projeto Guarda Civil está embasada em convênio com a Polícia Federal e Ministério do Exército e custará aproximadamente 1% do orçamento do município. A criação da guarda ainda será pauta de reunião em vários setores da sociedade e pode inclusive ter a posição da sociedade através de plebiscito, conforme sugestão da Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria Imprensa ACII

terça-feira, 2 de março de 2010

Fotógrafa Susi Bellini ensina idosas e professoras a utilizar recursos da câmera fotográfica digital


Itajaí – Na semana passada, a fotógrafa e Vereadora Susi Bellini foi convidada a ministrar gratuitamente oficina fotográfica aos educadores sociais e idosos. Cerca de 46 mulheres participaram do treinamento no Centro de Convivência do Idoso.


A técnica de fotografar associada à sensibilidade de cada profissional, pode contribuir com a construção da história do atendimento ao idoso no nosso município”, diz Susi Bellini.


Segundo a Diretora do Departamento de Políticas Temáticas, Leni Tessele, neste ano a Secretaria de Desenvolvimento Social está investindo na captação dos servidores, e aprender a registrar as atividades com o idoso garante captar as expressões e o sentimento durante o exercício.


“As atividades manuais ou lúdicas com a terceira idade visam não apenas o beneficio ocupacional, mas o de pertencimento a grupo e socialização, que faz com que o idoso resgate a auto-estima e expresse a satisfação num gesto de ternura e envoltura”, fala Leni.


Texto: Elizângela Cardoso (SC 01822 JP)
Foto: Estúdio Susi Bellini