segunda-feira, 30 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Comissão apoia projeto Arrumadinho
Itajaí – Pela primeira vez a Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário se reuniu em Navegantes. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores. A Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, Maria Flor recepcionou os convidados. Na pauta discussões como a criação do Consórcio Intermunicipal, a Delegacia do Monte Alegre, o Projeto Arrumadinho e a visita as obras da Penitenciária.
“Precisamos da adesão dos municípios para criar o consórcio, se conseguirmos quatro cidades já podemos idealizar o projeto”, diz Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg. Segundo Santiago Martin Návia, Coordenador da Comissão, sozinho nenhum município da região tem conseguido verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), pois não possui indicadores suficientes, mas com o Consórcio será possível somar os índices de todos os municípios participantes.
Durante a reunião os vereadores presentes se comprometeram em buscar a adesão das cidades, sendo definido o dia 09 de dezembro como a data limite. Também teve espaço no encontro, a Diretora de Projetos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Ceili Furtado, que apresentou aos membros o Projeto Arrumadinho, que é um conjunto de ações afirmativas que envolvem uma rede do bem, que trabalha com doações como sucata, roupas, calçados, móveis, sobras e etc, que são catalogadas, reformadas e após destinadas a famílias de baixa renda e bazares beneficentes. “Trabalhamos com voluntárias da alta sociedade de Balneário Camboriú, que angariam doações em grande volume, por isso procuramos esta comissão para pedir apoio, precisamos de espaço para trabalhar adequadamente neste projeto”, solicita a Diretora.
A Vereadora Susi Bellini, de Itajaí, sugeriu que dentro do programa de ressocialização da penitenciária, este espaço possa ser construído no terreno do Complexo, permitindo que detentos trabalhem neste projeto. “Estaremos trabalhando com uma grande central de armazenamento e triagem de material de segundo uso, e ainda permitindo que os presos tenham uma ocupação e aprendam uma profissão nas diversas oficinas que o projeto irá oferecer”, disse Susi.
Após a explanação da Professora Ceili, a comissão, representada pela Vereadora Susi Bellini e pelo Coordenador Santiago Martin Návia, firmou o compromisso de apoiar o projeto, que já possui como parceiros a Univali, OAB Itajaí e SDR Itajaí.
O Presidente do Parlaamfri, Aquiles da Costa, sugeriu que o município de Penha passe a integrar a comissão, o pedido foi aceito pelo grupo, aonde na próxima reunião, agendada para o dia 09 de dezembro na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, haverá a posse dos novos integrantes.
Devido às proporções que a comissão vem atingindo e os diversos assuntos abordados, o grupo decidiu modificar o nome para Comissão Intermunicipal de Segurança Pública. No próximo encontro, um relatório das atividades será apresentado aos membros, convidados e imprensa. Após a reunião, a Comissão seguiu para visita ao canteiro de obras no bairro Canhanduba, em Itajaí.
Participaram desta reunião: Santiago Martin Návia (Conseg BC), Susi Bellini (Vereadora Itajaí), Maria José Flor (Vereadora Navegantes), Valdir de Andrade (Presidente Feconseg), Ceili Furtado (SDR Itajaí), Giovane Pasa (Diretor de Projetos da Feconseg), Israel dos Santos (Diretor de Segurança e Itajaí), Marcos Paulo da Silva (Vereador de Navegantes), Carlos Alberto Vicente (Conseg Navegantes), Joab Bezerra (Navetran), Henrique Bertoldi (Vereador Camboriú), José Pereira (Vereador Camboriú), José Carlos Hannibal (Vereador Balneário Camboriú), Yara Querne (Conselho Comunidade Itajaí), Sandra Safanelli (OAB Itajaí), Aquiles da Costa (Presidente Parlaamfri), Evandro Argenton (Vereador Navegantes), Luizinho Américo (Assessor Ver. Aquiles), Amarildo Santos (Assessor Ver. Dão Koeddermann) e Elizângela Cardoso (Assessora Ver. Susi Bellini).
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Semana Municipal da Cultura da Paz será instituída em Itajaí
O 1º Movimento pela Paz realizado no dia 17 de novembro reuniu cerca de duas mil pessoas. O evento foi uma iniciativa da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pela vereadora Susi Bellini (PP), e recebeu o apoio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí e Secretaria Municipal da Educação.
Devido ao sucesso do movimento e ao número de pessoas que aderiram à causa, a vereadora protocolou na Casa de Leis o Projeto de Lei Ordinária nº 317/2009 que dispõe sobre a Instituição da “Semana Municipal da Cultura da Paz”. O projeto baixou comissão de legislação, justiça e redação final para o devido parecer para que possa na sequencia entrar na pauta de votação.
De acordo com Susi Bellini, a criação da “Semana da Cultura da Paz”, fará com que toda a sociedade alimente uma cultura de paz e não-violência. O intuito é que além de atingir a sociedade em geral atingirá especificamente as crianças, que irão crescer acreditando que é através das boas atitudes que se constrói um futuro melhor. “Ser um multiplicador da paz é dizer não às drogas, à violência e à intolerância”, disse Susi.
No documento protocolado a semana deverá ser comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro.
Devido ao sucesso do movimento e ao número de pessoas que aderiram à causa, a vereadora protocolou na Casa de Leis o Projeto de Lei Ordinária nº 317/2009 que dispõe sobre a Instituição da “Semana Municipal da Cultura da Paz”. O projeto baixou comissão de legislação, justiça e redação final para o devido parecer para que possa na sequencia entrar na pauta de votação.
De acordo com Susi Bellini, a criação da “Semana da Cultura da Paz”, fará com que toda a sociedade alimente uma cultura de paz e não-violência. O intuito é que além de atingir a sociedade em geral atingirá especificamente as crianças, que irão crescer acreditando que é através das boas atitudes que se constrói um futuro melhor. “Ser um multiplicador da paz é dizer não às drogas, à violência e à intolerância”, disse Susi.
No documento protocolado a semana deverá ser comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Crianças, adolescentes e adultos promovem a paz com autoridades e artistas
Itajaí – Aproximadamente duas mil pessoas transformaram o calçadão da Hercílio Luz num grande tapete branco na tarde desta terça-feira, dia 17. O 1º Movimento pela Paz mobilizou alunos das escolas públicas e privadas, entidades, autoridades, artistas e também o comércio da rua, que acolheu os participantes da caminhada com balões brancos nas fachadas das lojas, aplausos e manifestações dos funcionários.
Após a passeata pelo calçadão, os participantes se concentraram na Praça Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz, aonde os promotores falaram sobre a paz intercalados por apresentações dos colégios e escolas. O Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses Dr. Paulo Ricardo Bruschi, ao subir no palco incentivou as crianças a agirem como agentes da paz, fazendo uma breve reflexão sobre o assunto. “A partir de agora vocês serão multiplicadores da paz”, disse o Presidente que veio de Florianópolis especialmente para prestigiar o movimento.
Depois de ouvirem mensagens de paz das demais autoridades presentes e acompanharem as apresentações culturais, os participantes vibraram com as canções de paz embaladas pela Banda Nego Joe e pelo cantor e compositor Armandinho, que interrompeu a gravação do CD para comparecer no evento. “Paz é fazer boas ações todos os dias” disse Armandinho ao público.
O 1º Movimento pela Paz foi promovido pela Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí, pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Projeto Agente da Paz da Associação dos Magistrados Catarinense. “Estamos emocionados com esta grande manifestação em prol da paz, agradecemos nossos parceiros e a imprensa, pois sem a divulgação não teríamos atingido tantas pessoas”, falou emocionada a Presidente da Comissão da Criança e Adolescente Susi Bellini.
Já o Juiz da Vara da Infância, Dr. José Carlos Bernardes, lembrou do primeiro evento promovido na cidade pela Paz, em 2005, quando a Associação dos Magistrados Catarinenses lançou o projeto piloto do Agente da Paz no Estado.
O movimento encerrou por volta das 16h, após o show com Nego Joe e Armandinho, que se despediram de Itajaí distribuindo autógrafos aos fãs.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Cerca de mil pessoas devem promover a paz
A grande mobilização será no centro de Itajaí com show e atrações
Itajaí – O 1º Movimento pela Paz acontece na próxima terça-feira, dia 17, com concentração em frente ao píer turístico às 13h30min e passeata às 14h seguindo pela Rua Hercílio Luz para a Praça Irineu Bornhausen em frente a Igreja Matriz, aonde corais, grupos de dança e bandas das escolas e colégios do município se apresentam. O movimento tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de promover e multiplicar ações positivas. “Ser um multiplicador da paz é dizer não às drogas, à violência e à intolerância”, diz Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí. Segundo o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, Dr. José Carlos Bernardes, hoje a droga é a grande motivadora dos crimes envolvendo adolescentes e jovens, por isso é importante fazer ações preventivas.
Alunos da rede de ensino pública e privada já confirmaram presença. Entidades, empresas e comunidade também podem aderir ao movimento comparecendo na manifestação utilizando roupa ou adereço como fita e lenço de cor branca. A idéia partiu da Presidente da Comissão Permanente de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Susi Bellini, motivada pelo Agente da Paz, da Associação dos Magistrados Catarinenses, que iniciou projeto piloto em Itajaí no ano de 2005 e já está presente em diversas cidades do Estado. “O projeto promove a cultura da paz e Itajaí foi onde tudo começou, por isso estamos felizes com esta continuidade” fala a Juíza da Vara da Família, Infância e Juventude de Balneário Camboriú, Sônia Maria Mazzetto Moroso.
Estão envolvidas também na organização do evento a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí e a Secretaria Municipal da Educação. “Teremos a participação de alunos de todas as escolas do município, seria muito importante se os pais também pudessem estar presentes. Afinal, cada participante vai atuar como multiplicador” enfatiza a Secretária de Educação Maria Heidemann.
O 1º Movimento pela Paz encerra por volta das 16h com o show da Banda Nego Joe, cantando músicas que promovem a paz.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Navegantes integra Comissão da Penitenciária
Itajaí – Na manhã desta quarta-feira, dia 11, a Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário recebeu novos integrantes, passando a abranger também o município de Navegantes. O Vereador Fredolino Bento, o Secretário de Segurança Pública João Bezerra Duarte Filho e o Presidente do Conseg Carlos Alberto Vicente representaram oficialmente o ingresso da cidade. Após a posse dos novos membros o grupo debateu a importância de criar um consórcio, estando na pendência o retorno dos municípios que compõem a Amfri, manifestando o interesse em participar. “A criação do consórcio é fundamental para captarmos recursos e investirmos em projetos de segurança pública” diz o Presidente da Feconseg/SC, Dr. Valdir de Andrade.
Outro assunto discutido foi a superlotação e os problemas enfrentados pelo presídio de Itajaí. “As dificuldades são muitas no presídio, precisamos do apoio do governo e dos consegs para encontrar uma solução” desabafa Dr. Sandra Safanelli, da subseção de Itajaí da OAB/SC. Segundo Sandra, nos últimos dias os presos tem ameaçado rebelião e os agentes cogitam a possibilidade de paralisação.
Santiago sugere que os consegs se reúnam para debater estes assuntos. “Com o crescimento da comissão nos encaminhamos para a criação do consórcio e do Fórum Permanente de Segurança Pública, que devem se tornar realidade no próximo ano”, lembra o Coordenador da Comissão Santiago Martin Návia.
A Vereadora Susi Bellini, de Itajaí, falou sobre o 1º Movimento pela Paz, que acontece em Itajaí no próximo dia 17, iniciando às 14h com passeata pela Hercílio Luz, seguindo para Praça da Igreja Matriz aonde segue programação com apresentações, depoimentos e show da paz com a banda Nego Joe, e convidou os membros da comissão para prestigiarem. Após, se ausentou para representar a Câmara de Vereadores na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí, que aconteceu em Penha.
Depois da reunião administrativa, a comitiva seguiu com visita ao canteiro de obras do complexo. A próxima reunião será na Câmara de Vereadores de Navegantes no dia 25 de novembro às 8h30min. O último encontro do ano já ficou marcado para o dia 09 de dezembro, aonde a comissão deve apresentar relatório das atividades desenvolvidas desde a formação do grupo.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Reunião volta a debater Complexo Penitenciário
Itajaí – Nesta quarta-feira, dia 11, às 8h30min, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí a comissão de acompanhamento das obras do Complexo Penitenciário se reúne para debater as construções em andamento da penitenciária, em Itajaí, e Delegacia do Monte Alegre, em Camboriú. Outro assunto será a inclusão de representantes da cidade de Navegantes na comissão.
Durante o encontro as três subcomissões apresentam relatórios dos trabalhos, e após o grupo segue para visitas no canteiro de obras.
A Vereadora Susi Bellini, anfitriã desta reunião, após a abertura segue para a 8ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí, em Penha, aonde representa a Câmara de Vereadores de Itajaí.
Marcadores:
complexo penitenciário,
monte alegre,
presídio
Assinar:
Postagens (Atom)