sexta-feira, 27 de abril de 2012

Feira Internacional de Segurança acontece em São Paulo



Estudo aponta crescimento no segmento de equipamentos no Brasil

A Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Itajaí, Susi Bellini, atendendo ao convite da Comissão Organizadora da Feira e Conferência Internacional de Segurança, esteve em São Paulo esta semana participando da 7º edição da ISC Brasil.
A conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de discutir as tendências e ampliar a agenda de discussões sobre o tema. A feira, que aconteceu no Expo Center Norte trouxe as principais tecnologias e novidades na área de segurança.
Segundo os organizadores, a ISC é uma das maiores feiras mundiais do ramo de segurança. No Brasil, o evento consolidou-se como o principal centro gerador de negócios, de informações e da difusão da cultura preventiva para o setor.
Durante a conferência foi divulgado um estudo que identifica o Brasil como um dos países onde o segmento de equipamentos mais cresce, aponta também que este crescimento está relacionado à organização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica divulgou recente pesquisa desenvolvida pela SIA (Associação da Indústria de Segurança), apontando que o mercado brasileiro de equipamentos terá crescimento médio anual de 17,36% até 2016, com um faturamento de R$ 1,85 bilhão.
"A feira é uma oportunidade de trocar experiências. Hoje com a globalização temos acesso rápido às novas tecnologias e aos novos recursos. Tudo o que há de mais moderno no setor foi apresentado lá", falou a parlamentar. A ISC Brasil aconteceu nos dias 24, 25 e 26, com inscrição gratuita para as autoridades convidadas.

Fotos: Susi Bellini
Texto: Elizângela Cardoso

 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seminários Regionais debatem eleições 2012




Faltando poucos meses para as eleições municipais o Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa está promovendo gratuitamente em 14 cidades o Seminário Regional "Eleições 2012".

Itajaí é um dos municípios beneficiados, reunindo nesta quinta-feira (26) Promotores de Justiça, Juízes, Chefes de Cartórios Eleitorais, agentes políticos, imprensa e público em geral que tenha interesse na legislação eleitoral.

O objetivo da Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira é possibilitar a abertura de um espaço para o debate; esclarecer candidatos e eleitores a respeito das condutas vedadas aos agentes públicos em períodos eleitorais e discutir o abuso do poder econômico e do poder político nas disputas eleitorais.

A equipe da Vereadora Susi Bellini participa do seminário, que acontece no bloco de Direito da Univali durante todo o dia. Na programação palestras com Geraldo José Gomes sobre o término do exercício eletivo: possibilidades e restrições do último ano de mandato; e com Pedro Roberto Decomain e André Stefani Bertuol, sobre convenções partidárias; condições de elegibilidade; Domicílio Eleitoral; Abuso do Poder Econômico; Propaganda Intrapartidária; Propaganda Eleitoral; Captação Ilícita de sufrágio; Prestação de Contas; Aplicação da Lei da Ficha Limpa e Crimes Eleitorais.

Também acontece palestra promovida pelo Ministério Público destinada aos Promotores de Justiça, Juízes e Chefes de Cartórios Eleitorais sobre Exposição de experiências envolvendo a prática da atuação profissional no cotidiano da Justiça Eleitoral; Atuação da PRE; Posicionamentos do TER; Interação da PRE com as Promotorias Eleitorais e Aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições 2012.

O Seminário conta com a participação da Procuradoria Regional Eleitoral, e apoio do Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas de Santa Catarina. Os seminários estão acontecendo nas cidades de Mafra, Joinville, Itajaí, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Blumenau, São José e Florianópolis.



Legenda foto: equipe Susi Bellini participando do seminário

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Volvo Ocean Race: Embarcações partem da cidade brasileira rumo à Miami


Ao som do grupo Olodum, as equipes dos veleiros Abu Dhabi, Camper, Groupama, Puma e Telefónica, que tem a bordo o brasileiro Joca Signorini, deixaram a Vila da Regata em Itajaí, Santa Catarina, no início da tarde deste domingo (22) e partiram para a sexta perna da competição, a caminho de Miami, nos Estados Unidos. Em aproximadamente 20 dias as embarcações devem chegar à Stopover Norte-Americana.
Vice-Prefeito de Miami, Marc Sarnoff e sua esposa Teresa
com  Susi Bellini e seu filho Gabriel
O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, simbolicamente entregou as chaves da Volvo Ocean Race ao Chairman de Miami Marc Sarnoff, que veio a cidade catarinense acompanhado da esposa Teresa.
A Vereadora Susi Bellini também acompanhou a programação e participou de diversas atividades promovidas pela regata durante os 19 dias. Foi Susi quem deu o primeiro passo quanto à estruturação de um grupo organizador para receber o evento. No mês de março do ano de 2010 a parlamentar apresentou indicação solicitando ao Executivo a criação da Comissão de Recepção e Encaminhamento da Volvo Ocean Race, na época Susi destacou: "é um evento que destacará o município internacionalmente, precisamos estar preparados".
Já ao término da regata, a parlamentar destacou, "hoje o poder executivo, legislativo e todos os itajaienses e catarinenses podem se alegrar com os resultados obtidos com o evento, podemos destacar, além da estrutura e recepção, o grande projeto na área ambiental e o estímulo à prática da vela, resgatando esta modalidade esportiva na cidade".
Ao partir da Vila da Regata, as cinco equipes concorrentes se posicionaram nas áreas de disputa, entre os Molhes de Itajaí e Navegantes, atraindo milhares de pessoas que demonstraram o orgulho de receber a etapa brasileira da Fórmula-1 dos Mares.
De Miami, os veleiros cruzam o Oceano Atlântico passando por Portugal e França, até a chegada em Galway, na Irlanda, em julho.

Fotos da largada: Elizângela Cardoso

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Encontro debate a participação da mulher na política


No ranking mundial, Brasil ocupa a 141ª posição

Itapema – Mulheres de todo o Estado estão reunidas para debater a importância da participação feminina na política. O IIIº Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina tem como local este ano a Câmara de Vereadores de Itapema, com uma programação contendo conferência, debates e palestras. A programação aconteceu nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) com a participação de Deputadas, Vereadoras, prefeitas, servidoras de Câmaras de Vereadores e representantes de classes.
As políticas públicas priorizadas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi tema do encontro, que contou também com a participação de representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados. Segundo apresentação da Procuradoria, as mulheres são 52% do eleitorado no Brasil, mas das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, apenas 45 são ocupadas por mulheres, percentual que não chega a 10%, enquanto no Senado Federal, de 81 cadeiras, dez foram conquistadas por senadoras (12%).
Segundo Susi Bellini, Vereadora de Itajaí, a conferência sobre os 80 anos da conquista do voto feminino foi muito importante durante o encontro, por resgatar a história e tratar dos avanços e das conquistas das mulheres. "Precisamos aumentar a participação feminina na política, os dados estatísticos mostram a realidade. Ainda temos muito para evoluir", conclui Susi.
Já num ranking da União Interparlamentar da ONU/2011, de 188 países, o Brasil ocupa a 141ª posição em participação política da mulher. As dificuldades de acesso aos partidos políticos, o custo das campanhas políticas, a dupla jornada e a autoimagem de subordinação foram citadas como causas desse desequilíbrio na democracia brasileira. "Não somos flores para enfeitar mesas de reuniões, somos mais do que isso", disse a Deputada Angela Albino, durante o debate.
O encontro foi organizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o apoio da Casa de Leis de Itapema.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso
Legenda fotos: 8665 – Vereadora de Itajaí Susi Bellini, Vice-Prefeita de Itapema Maria Luci, Presidente Nacional da Mulher Progressista Beth Tiscoski. / 8669 – Presidente Nacional da Mulher Progressista Beth Tiscoski, Deputada Angela Albino, Deputada Ana Paula Lima e Vereadora de Itajaí Susi Bellini

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CISP discute Planejamento regional de segurança pública e mapeamento do consumo de drogas

Membros da CISP com os convidados Elizângela Bosco e Luciano Batista


Navegantes – O Plano de Desenvolvimento Regional de Itajaí foi o tema central da reunião da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) nesta quarta-feira (18) na Prefeitura de Navegantes.
A representante da SDR Itajai, Elizângela Bosco apresentou ao grupo o documento final no que se refere ao tema segurança pública. "Estamos neste debate desde novembro do ano passado, a proposta do Governo do Estado é reunir dois documentos já existentes e confrontar com a realidade e necessidade de cada região, formatando um novo plano, que será publicado", fala Elizângela.
Dentre as principais ações para a região, o plano propõe a ampliação do programa PROERD incluindo ações também com o 9º ano das escolas públicas e privadas; a implantação de cursos de formação continuada para detentos em parceria com Universidade Aberta (UAB) e entidades educacionais do Estado;  a construção de um CASEP Regional e de um presídio feminino; e ainda a contratação e valorização dos profissionais e aquisição de equipamentos tecnológicos visando melhorar as condições de trabalho de todas as policias.
Também está prevista, por sugestão da CISP, a criação de um Comitê Temático de Segurança Pública, que tem o objetivo de reunir representantes dos municípios da 17ª Regional, buscando trocar informações e levantar dados estatísticos como instrumento de planejamento. "Precisamos discutir os problemas regionalmente, como já fazemos na CISP, não podemos tratar dos assuntos de cada município isoladamente", disse Susi Bellini, Presidente da CISP.
O grupo também sugeriu incluir o aumento do efetivo das polícias militar e civil, como também do corpo de bombeiros. "Aqui em Navegantes temos viaturas paradas por falta de efetivo", disse o Secretário de Segurança Pública da cidade, Joab Bezerra Duarte Filho. "Está se tornando caro para os municípios investir na prevenção, enquanto não há repressão", complementou o Vereador de Camboriú, José Rodrigues Pereira.
Durante o encontro, o farmacêutico Luciano Batista, mestre em farmacologia e doutorando em psiquiatria e psicologia médica, apresentou aos membros da comissão o projeto da tese de doutorado que está desenvolvendo. A proposta é levantar dados sobre o consumo de álcool, medicamentos e outras drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Ilhota, Penha e Navegantes.
O trabalho tem o objetivo de mapear o uso de álcool, medicamentos e outras substancias, como também o uso múltiplo de drogas. A pesquisa, segundo o doutorando, deve iniciar no segundo semestre deste ano, com estudantes do ensino fundamental e médio (a partir da 5ª serie).
O farmacêutico afirma que a pesquisa é anônima, de preenchimento voluntário e será realizada na sala de aula, em comum acordo com a direção e professor. "Estará em análise a frequencia, a prevalencia do consumo, o comportamento sexual, o relacionamento com os pais, os hábitos alimentares, a prática religiosa, o esporte e trabalho, além de sexo, idade e série escolar", diz Luciano ao solicitar o apoio da comissão.
"Esta tese vem de encontro à necessidade da CISP e do Consórcio, que é formatar dados concretos para trabalhar projetos e angariar recursos", disse a Presidente Susi. O questionário deve envolver perguntas obvias e diretas e a amostragem será por município, por bairro e por região. O próximo passo do doutorando é apresentar o projeto aos secretários de educação dos municípios.
Os membros da CISP, que representam o poder legislativo, executivo e entidades ligadas à área de segurança pública de sete cidades, voltam a se reunir no dia 09 de maio, às 9h, na Câmara de Vereadores de Penha.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Reunião Cisp nesta quarta-feira





A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) tem encontro marcado nesta quarta-feira (18) na Prefeitura de Navegantes.

Durante o encontro, os representantes do poder executivo, legislativo e membros de entidades ligadas à área estarão recebendo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR), que apresentam o relatório final do Sub-eixo Segurança Pública, que reúne ações que deverão ser desenvolvidas na região pelo Governo do Estado na área de segurança pública.

Também será apresentado o projeto de doutorado do farmacêutico Luciano Batista, que pretende desenvolver um estudo coletando dados sobre o consumo de substâncias químicas nas escolas dos municípios de Itajaí, Navegantes, Itapema, Balneário Camboriú e Camboriú.
  
A reunião com início às 9h, será comandada pela Presidente da comissão, Vereadora Susi Bellini, no Gabinete do Prefeito.





segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sábado agitado em Itajaí – Ações promovidas e apoiadas pela Volvo Ocean Race envolveram comunidade e autoridades

As atividades iniciaram logo pela manhã (14) com a limpeza das praias promovida pela campanha ambiental internacional da Volvo Ocean Race, que motivou uma grande mobilização combinando limpeza das praias com arte, brincadeiras e jogos ambientais. O projeto "Keep the Oceans Clean" é realizado em todas as etapas da regata com o objetivo de inspirar e educar as pessoas ao redor do mundo sobre a importância de cuidar das costas e oceanos.

A Vereadora Susi Bellini participou da ação com sua assessoria recolhendo lixo na Praia Brava e no Molhe. Na sequência a parlamentar visitou o 3º Encontro dos Amigos da Praia Brava, com a participação de empresas e entidades locais e grupos de amigos.
Barracas foram montadas na principal via do bairro, de frente para o Mar, reunindo visitantes durante todo o dia.

Já à tarde cerca de 100 voluntários participaram do mutirão do Projeto "Tudo de cor para Itajaí", que está transformando paisagens da cidade.

A ação aconteceu no Mercado Público de Itajaí e contou com a pintura simbólica das portas do prédio.

O Projeto "Tudo de Cor para Itajaí" está transformando a Avenida Prefeito Paulo Bauer, entre o Mercado Público e o Porto - um dos principais pontos culturais de Itajaí, além da área de entorno do Centro Educacional Pedro Rizzi, no bairro Cidade Nova.

Vinte e cinco casas serão contempladas com o projeto, com a renovação das suas fachadas até junho de 2012. A missão de colorir pontos da cidade turística faz parte do calendário comemorativo da cidade e será uma das atrações da Etapa Itajaí da Volvo Ocean Race.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SESSÃO SOLENE CELEBRA OS 50 ANOS DO COLÉGIO FAYAL


 

A Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) realizou na noite desta quarta-feira, 11, Sessão Solene em comemoração aos 50 anos de fundação do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal. O evento aconteceu no auditório do colégio e homenageou fundadores, ex-diretores, professores e funcionários da instituição.
O presidente da CVI, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), ressaltou a importância da educação na formação do cidadão e a relevância do Fayal para o desenvolvimento de Itajaí. Já para Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social, "ter instituições de ensino de qualidade contribue para o crescimento da nossa terra e da nossa gente. Itajaí sempre foi referência na educação e estamos aqui para homenagear e incentivar", fala a Vereadora Susi. 
Receberam Moção de Aplauso e Reconhecimento da Câmara os nove fundadores do Fayal: Carlos Fernando Priess, Orlando Pereira, Osmar Kühn, Reinaldo França, Usmar Carmelino Pereira, Airton de Souza (in memorian), Manoel Nascimento (in memorian), Nilo Reig de Souza (in memorian) e Valdevino Vieira Cordeiro (in memorian).
Também foram homenageados os ex-diretores: Padre João Chiarot (in memorian), Maurício de Sena Madureira (in memorian); Carlos José Claudino; Antenor Stühler (in memorian); Antônio de Souza Cunha Júnior (in memorian); Ivo Probst (in memorian); Vilmar Boni e Edison d’Ávila.
O evento também reuniu formandos da primeira turma do Fayal, de 1965.
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sábado Solidário Nacional será lançado em Itajaí



Ação foi divulgada na Câmara de Vereadores

Itajaí – A solidariedade e a reciclagem serão tema de ação que acontece em Itajaí no próximo dia 14, no lançamento do XIIº Sábado Solidário Nacional "Mãos que ajudam a armazenar e doar alimentos". O encontro está marcado para as 16h na A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Uruguai, no centro da cidade.
Os representantes da comissão organizadora do Sábado Solidário visitaram a Câmara de Vereadores para divulgar o evento, onde foram recebidos pela Vereadora Susi Bellini. Segundo o grupo, no local, alem do lançamento da ação, haverá uma demonstração das vantagens e benefícios do armazenamento doméstico em garrafas pet. O "Mãos que ajudam" é um programa permanente de ajuda humanitária e serviço comunitário, que pretende reunir cerca de 130 mil voluntários em todo o país no dia 28 de julho. "Nossa Igreja tem uma história de 70 anos de incentivo a reciclagem. A meta da região é arrecadar duas toneladas de arroz branco e feijão preto para doar para entidades de Itajaí e municípios vizinhos", disse Ieda Packham, da organização.
Para o movimento nacional, em julho, os coordenadores pretendem firmar parceria com empresas e entidades, motivando a doação. A expectativa é arrecadar cerca de 400 toneladas de arroz e feijão nas 150 cidades envolvidas. Mais informações no site www.maosqueajudam.org.br.

Legenda foto: Os organizadores Vera Lúcia Stork, Ir. Dean Packham, Ieda Packham com a Vereadora Susi Bellini

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vereadores movem ação popular contra Autopista Litoral Sul




Devido aos acontecimentos do último dia 27 de março, onde a Autopista Litoral Sul fechou o retorno existente no KM 129 da BR 101/SC, no sentido de tráfego norte-sul, limitando o acesso dos veículos que saem do Bairro Canhanduba, bem como de quem trafega naquele sentido e pretende voltar para a cidade de Itajaí, os Vereadores de Itajaí estão movendo uma ação popular contra a Autopista Litoral Sul.

Os Vereadores são unânimes em mover essa ação em defesa da população de Itajaí.

O fechamento do referido trecho (retorno), um dos principais acessos para a comunidade, trará transtornos e prejuízos a toda população da Canhanduba e ao Poder Público, como o deslocamento dos internos do Complexo Penitenciário até o Fórum de Itajaí.

Vários serviços públicos ligados ao município de Itajaí também foram atingidos, causando prejuízo ao mesmo.

A empresa concessionária justifica o fechamento do retorno em razão de que apresentava risco ao usuário devido ao grande fluxo que trafegam no local, agravado por manobras de veículos na contramão para acessar o bairro Canhanduba, tendo em vista a inauguração no mês de fevereiro deste ano, da via marginal de Camboriú, que faz ligação do bairro Canhanduba e os municípios de Balneário Camboriú e Camboriú.

Texto: Assessoria de Comunicação CVI

Feliz Páscoa!

Câmara de Vereadores participa de ação na zona rural


Itajaí - Alunos, pais e comunidade da localidade Brilhante II participaram de uma ação social e mutirão na Escola Basica Martinho Gervasi nesta primeira semana do mês de abril. Este é o quarto ano que a unidade realiza a programação, que tem o objetivo de aproximar a escola dos moradores e envolver as pessoas nas atividades como organização da horta, pintura, limpeza, como também na participação em palestras sobre resíduos sólidos, higiene, saúde e conselho tutelar.
   
A novidade deste ano foi a participação dos Vereadores e do Balcão da Cidadania, que levou a estrutura para a zona rural e participou da ação durante todo o dia.

"Com o balcão da Cidadania os alunos e pais puderem dar encaminhamento à carteira de identidade, solicitar segunda via da certidão de nascimento, além de outros serviços. A presença dos Vereadores também foi importante, aproximando a comunidade do poder legislativo", disse Eliane Renata Steuck, Diretora da Escola.

A Vereadora Susi Bellini participou de um bate papo com os alunos explicando como funciona a Casa de Leis de Itajaí e qual o papel do Vereador, respondendo os questionamentos dos estudantes. A parlamentar também atendeu professores e a comunidade. "É uma escola participativa, com iniciativa, que interage com a comunidade", falou Susi. Os Vereadores Laudelino Lamim, Marcelo Werner e Nikolas Reis também marcaram presença. 

A unidade foi fundada em 1920, quando era chamada de Escola do Brilhante II e em 1998 recebeu o nome de Martinho Gervasi, que foi o primeiro professor da escola.



Diretora Eliane Steuck com Vereadora Susi Bellini

Volvo Ocean Race



A Vila da Regata já está em pleno funcionamento e o público pode prestigiar a Volvo Ocean Race diariamente e participar gratuitamente da programação, que inclui shows nacionais.
A abertura aconteceu na última terça-feira (3) com a presença de autoridades e convidados. A Vereadora Susi Bellini esteve no local e acompanhou a cerimônia, que foi marcada por homenagens aos patrocinadores e apoiadores, que receberam da Comissão Organizadora uma obra do artista plástico João Wencesslauw Neto, que criou pinturas inspiradas na chegada dos veleiros à Stopover Itajaí.
A Volvo Ocean Race etapa Itajaí segue até o dia 22 de abril.  A estrutura está localizada na Avenida Ministro Victor Konder, no Centreventos Itajaí. A programação completa pode ser acessada no site http://www.volvooceanraceitajai.com/programacao/.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Miss Itajaí é eleita


Vereadora Susi Bellini, Maria Eduarda e Secretária de Turismo Rogéria de Gregória


Itajaí já tem representante para o Miss Santa Catarina 2012. Maria Eduarda Kraemer, de 19 anos, foi eleita a mulher mais linda, exuberante e simpática da cidade, recebendo a faixa de Miss Itajaí.
Já Tamires Aparecida Corrêia, 21 anos, conquistou o segundo lugar. A Vereadora Susi Bellini, única mulher eleita nesta legislatura, foi jurada do concurso representando a Câmara de Vereadores de Itajaí.
A disputa aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 30, na Sociedade da Vila. Maria Eduarda concorre ao título de Miss Santa Catarina no próximo dia 28 de abril, na Sociedade Guarani em Itajaí.


Fotos: Isabela Lamim