sexta-feira, 29 de julho de 2011

Presos poderão trabalhar no Complexo Penitenciário

Grupo discute a implantação de projeto que gera trabalho e estimula o estudo

 

Itajaí - Um grupo esteve reunido durante esta semana em Itajaí para debater o sistema prisional do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. A idéia é trabalhar no projeto que institui trabalho para os apenados do presídio e do sistema semi-aberto.

O encontro reuniu a Presidente da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) Susi Bellini, as representantes do Instituto de Estudo e Pesquisa de Violência e Criminalidade (IEPES) Dra. Sônia Maria Martez e Dra. Cristina da Motta, o Administrador do Presídio Canhanduba José Milton Santana, o representante do Executivo Dr. Rogério Nassif Ribas e o empresário Jaci Pamplona.

A idéia é implantar o projeto Liberdade Sobre Rodas, que propõe a fabricação de cadeiras de rodas e macas, que serão doadas a entidades da região. Outras atividades profissionais também devem ser estabelecidas, garantindo a ocupação carcerária. "Também queremos estimular o preso a estudar", disse Dra. Cristina.

"Acreditamos que a reintegração social além de reduzir a reincidência criminal garante recursos financeiros para o preso e seus familiares, aumentando a possibilidade de ser inserido no mercado de trabalho ao final da pena", disse Susi Bellini.

A próxima reunião está marcada para o dia 10 de agosto, às 14h, no Gabinete da 1ª Promotoria de Justiça, no Fórum de Itajaí.  

 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Instituição de Itajaí recebe Laboratório de Informática

Os equipamentos poderão atender deficientes visuais




Itajaí – O Asilo Dom Bosco inaugura nesta quinta-feira (28), às 11h, um Laboratório de Informática equipado com cinco novos computadores e uma impressora. O espaço contou um investimento de R$ 12.965,95, através do Projeto Passaporte Digital, viabilizado pelo Deputado Estadual Kennedy Nunes em parceria com a Vereadora de Itajaí Susi Bellini.

Os computadores são equipados com HD de 500 gigabytes cada, tela de 20,5 polegadas, webcam e sistema Windows original, além de impressora e softwares livres, como o Dosvox, que permite ao deficiente visual participar do curso. Hoje o asilo atende 77 idosos, que poderão utilizar o laboratório e participar de cursos para aprender a utilizar as máquinas. "Os idosos estão ansiosos, este espaço será muito positivo no dia a dia deles. É uma ocupação a mais, além de ser um aprendizado", diz Sônia Solange de Souza e Silva, administradora da instituição.
O Projeto utiliza verba do Fundo Social através de subvenção, o objetivo é instalar 100 laboratórios em todo o Estado até dezembro de 2011. Itajaí recebe o terceiro, dois já foram inaugurados, sendo um em Içara e outro em São Francisco do Sul. Nas próximas semanas mais seis espaços serão inaugurados nas cidades de Joinville, Garuva, Barra Velha, Xanxerê, Jacinto Machado e Lauro Muller. "Os laboratórios são todos padronizados, no momento 38 projetos estão tramitando. Em cada inauguração podemos presenciar o reflexo deste projeto", diz Kennedy Nunes, idealizador do Passaporte Digital.
"Estou muito feliz com a iniciativa do Deputado Kennedy, quando tive conhecimento do Projeto logo busquei informações para poder indicar instituições da nossa cidade. Sei que é a realização de um sonho para o Asilo", fala a Vereadora Susi Bellini. A parlamentar participará da inauguração juntamente com o Deputado Kennedy.

 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Na capital, parlamentar solicita melhorias para o IML Itajaí



Florianópolis – Na manhã desta segunda-feira (25) a Vereadora Susi Bellini (PP) esteve reunida na capital do Estado com o Diretor Geral do Instituto Geral de Perícias (IGP) Rodrigo Tasso, para debater a situação do Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí. A parlamentar levou fotos que demonstram as condições de trabalho dos funcionários mesmo após a reforma, que aconteceu em abril.


Segundo Rodrigo o local recebeu investimentos recentemente, porém a equipe ainda encontra dificuldades. “Logo o IML Itajaí irá receber mais um funcionário para auxiliar nos trabalhos”, acrescentou.


O Diretor ainda falou que o ideal era ter um prédio central que pudesse reunir vários serviços atendendo as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, a exemplo de outros municípios. A Vereadora sugeriu que o Governo do Estado alugue uma nova estrutura ou encontre um imóvel publico que possa ser utilizado para reunir os serviços de IML, expedição de carteira de identidade, perícia, entre outros. “Hoje falta humanização na sala de exame de corpo de delito, o local requer melhorias para atender com dignidade as pessoas que foram vítimas da violência”, diz Susi.

Durante o encontro a Vereadora Susi conheceu toda a estrutura do Instituto, incluindo o IML, sala Médico Legista, perícia e o setor de análises. Quanto ao prédio de Itajaí, a parlamentar está otimista e acredita que dentro do prazo legal possível o Governo do Estado irá tomar as devidas providências para encontrar um novo local para o setor. “Precisamos unificar os serviços para melhor atender a população”, conclui Susi.







sexta-feira, 22 de julho de 2011

Consórcio de Segurança tem data para sair do papel

 

Itajaí – Representantes dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) reuniram-se na manhã desta sexta-feira (22) no Gabinete da Prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, para debater os próximos passos para que o Consórcio se torne realidade.

Durante o encontro foi definida a realização de uma assembléia geral para assinatura do termo de adesão, aprovação do estatuto, apresentação do Consórcio e eleição da nova diretoria. A Assembléia será no dia 10 de agosto, às 9h, no auditório da Prefeitura de Camboriú.

Depois de cumprir todo o processo burocrático para ativação do consórcio, o grupo pretende priorizar como meta a captação de recursos do Pronasci para investimentos em câmeras de segurança e construção de um CIP/CER regional.

O consórcio, criado juridicamente em 17 de maio de 2010, é o primeiro do Estado e reúne as cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Itapema. A iniciativa é da Federação dos Conselhos Comunitários de Santa Catarina (FECONSEG/SC) e da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP).

Participaram da reunião a Prefeita de Camboriú e Presidente do Consórcio Luzia Coppi Mathias, a Presidente da CISP e Vereadora de Itajaí Susi Bellini, o Secretário de Segurança de Itajaí Carlos Ely, o Secretário de Segurança de Balneário Camboriú Nilson Probst, o Presidente da Feconseg e membro da CISP Valdir de Andrade, representante do Gabinete do Prefeito de Itapema Luciano Estevão e membro da CISP Edilson de Oliveira Ferreira.

 

Texto e fotos: Elizângela Cardoso

 

 

 

sábado, 16 de julho de 2011

Desfile Rural movimenta a Hercílio Luz





Itajaí – A história da agricultura de Itajaí foi o tema do 2ª desfile Rural, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural para promover a Festa Nacional do Colono, neste sábado (16). A rua, de intenso fluxo de pessoas, ficou tomada de máquinas agrícolas, carroças e carros alegóricos que resgataram a agricultura de décadas passadas.

A realeza da festa desfilou em carro especial, acenando para o público. Agricultores acompanhados de filhos e alunos de escolas rurais protagonizaram a vida no campo vivida pelos seus descendentes, trazendo para o público hábitos como preparar polenta no fogão a lenha, cortar madeira com serra manual e passar roupa com ferro de brasa. A agricultura moderna também foi evidenciada no desfile, com a passagem de tratores e colheitadeiras de última geração.

Além de moradores e turistas que circulavam pela Hercílio Luz, o desfile foi apreciado por autoridades da cidade. “Fiquei emocionada em ver a moderna frota agrícola oferecida pela prefeitura aos nossos agricultores, também é notável o avanço tecnológico nos equipamentos. O evento conseguiu misturar bem o antigo e o moderno,” disse Susi Bellini, vereadora de Itajaí.

“Tudo o que vi aqui já vivenciei. O desfile me fez lembrar a vida no campo lá em Soledade (RS), quando eu plantava milho, feijão e trigo, disse Dona Elvira Bellini, de 84 anos, ao acompanhar o evento.

Na noite deste sábado o festejo continua com o tradicional Jantar em homenagem ao Agricultor, que reúne famílias das 18 comunidades rurais. Dados da prefeitura indicam que cerca de 500 famílias vivem direta ou indiretamente da agricultura no município.

A Festa Nacional do Colono acontece no período de 20 a 24 de julho no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf. Uma das novidades do festejo será a nova Casa do Colono que oferece o típico café colonial, com espaço para 250 pessoas sentadas. A programação completa da festa pode ser conferida no site www.festadocolono.com.br.







Texto e fotos: Elizângela Cardoso
Veja mais imagens no Facebook/susibellini  - Álbum 2º Desfile Rural

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jovens participam de formação na Câmara de Vereadores



Itajaí – Na tarde desta quinta-feira (14) o Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí ficou lotado de jovens que buscam profissionalização para ingressar no mercado de trabalho através da lei do jovem aprendiz.

Com o tema “A Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania Empresarial na Prática” o painel contou com a participação de Inge Ranck, Auditora Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Adelmo Miranda, Chefe do Setor de Inspeção do Trabalho, Denise Cristina Basílio, Gerente da Assessoria de Responsabilidade Social da Eletrosul, Kiva Soares Paiva, Diretora Financeira do Instituto Crescer Movimento e Lourenço Sogabe Coordenador do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda.

O encontro, organizado pelo Instituto Crescer contou com a participação dos Vereadores Susi Bellini e Nikolas Reis. “A maior felicidade de uma mãe é ver seus filhos encaminhados profissionalmente, e para isto a capacitação é fundamental. Parabenizo entidades como o Instituto Crescer, Parque Dom Bosco e COMBEMI, que investem no crescimento e tiram os jovens da ociosidade. Já participei de formaturas do Jovem Aprendiz e pude acompanhar de perto a transformação positiva que o curso causa”, disse Susi.

Segundo Inge Ranck, no ano passado 300 empresas foram autuadas por se recusarem a contratar jovens aprendizes no Estado de Santa Catarina. A estudante Carolina Cristine dos Santos, de 16 anos, espera que esta realidade mude. A aluna que cursa o segundo ano do ensino médio iniciou esta semana no projeto que terá 10 meses de duração. “Meu objetivo é absorver informações, aprender o máximo e ao final do curso estar preparada para trabalhar”, disse Carolina na expectativa de ser encaminhada ao mercado de trabalho.

A Lei do Jovem Aprendiz fixa entre 5% e 15% a cota de contratação por estabelecimento, calculada sobre o total de empregos cujas funções demandem formação profissional, cabendo ao empregador contratar o número de aprendizes que melhor atender a necessidade da empresa.

A legislação interpreta como aprendiz o jovem de 14 a 24 anos, que esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental e matriculado em curso de aprendizagem.
A fiscalização da Lei fica por conta da Delegacia Regional do Trabalho.  A jornada de trabalho permitida é de no máximo 6 horas para os que ainda não concluíram o ensino fundamental e 8 horas para os que já concluíram. 




quarta-feira, 13 de julho de 2011

CISP TEM NOVA PRESIDÊNCIA

Pres. Parlaamfri Dão Koeddermann, Vereador Zé Branco, Presidente Susi Bellini, Prefeito de Itajaí Jandir Bellini, Prefeita de Camboriú Luzia Coppi, Vereador Amilton Bianchet e Santiago Návia.
Susi  assinando termo de posse


Nova Diretoria da CISP: Giovane Pasa, Elizângela Cardoso, Susi Bellini e Dialison Vitti

A posse aconteceu na Casa Legislativa de Camboriú

Camboriú – Na presença de autoridades, membros e comunidade a nova presidência da CISP (Comissão Intermunicipal de Segurança Pública) foi empossada na manhã desta quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Camboriú.
A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini, atuante na CISP desde a criação da comissão foi empossada Presidente. A Vice-Presidência foi assumida pelo Diretor de Projetos da Feconseg/SC Giovane Pasa. Já a Assessora Parlamentar e Jornalista Elizângela Cardoso permanece na Secretaria Executiva e Assessoria de Imprensa da Comissão, tendo como Adjunto o representante da Prefeitura de Ilhota, Dialison Vitti.
A cerimônia também comemorou os dois anos de criação da CISP, que desde 13 de julho de 2009 vem discutindo questões relacionadas à Segurança Pública da região.
"Esta comissão nasceu em uma audiência pública e hoje abrange sete municípios. Estamos crescendo e tenho certeza que vamos ter a adesão de outras cidades", disse Santiago Martin Navia, que esteve na presidência da CISP desde a fundação.
A Prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias e o Prefeito de Itajaí Jandir Bellini prestigiaram a posse, que contou também com a participação de representantes das Polícias Militar, Civil e Federal.
"Sempre acompanho o trabalho da CISP por acreditar no esforço do grupo e na importância de se discutir assuntos relacionados à  segurança", disse a Prefeita Luzia durante discurso. Já Jandir Bellini enfatizou que "segurança é o prato do dia, não existe uma família que não esteja preocupada com isto".
Susi Bellini falou com entusiasmo da vontade de fazer acontecer e da insistência que os membros da CISP tem que ter para ver os resultados saírem do papel. "Desde que a CISP foi criada já passaram três Governadores e três secretários de Segurança Pública, o nosso discurso é repetitivo, a cada mudança tudo recomeça", desabafou a nova presidente.
A parlamentar também destacou o empenho e o esforço do grupo, que permanece unido em busca de solução para os problemas que afetam a região. "Todos são importantes na CISP, mas hoje destaco o trabalho do Dr. Valdir de Andrade, que pagou taxas do próprio bolso e dedicou-se com afinco para a criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, que hoje está se tornando uma realidade", disse Susi.
A próxima reunião da CISP será no dia 10 de agosto, às 9h na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Membros da CISP

CISP E CISVEMAR
A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), quando criada era chamada de Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. O grupo nasceu durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no dia 13 de julho de 2009, envolvendo representes dos Conselhos Comunitários, Executivo e Legislativo dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. No dia 19 de agosto de 2009 o Parlamfri passou a fazer parte da comissão.    Em 11 de novembro de 2009 o município de Navegantes ingressou na comissão, já a cidade de Penha entrou oficialmente no dia 09 de dezembro de 2009. O último município a ingressar na comissão foi Ilhota, no dia 04 de agosto de 2010.  O nome da comissão foi substituído no dia 25 de novembro de 2009, numa reunião na Câmara de Vereadores de Navegantes.
Atualmente sete municípios abrangem a CISP, sendo os membros representantes do Executivo, Legislativo, Consegs, Conselho da Comunidade, OAB, Lions, ACII, Parlaamfri e Presídios.
O CISVEMAR, Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar foi registrado em 17 de maio de 2010, porém ainda necessita cumprir algumas etapas burocráticas para se cadastrar junto ao Pronasci. O Consórcio é uma iniciativa da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Santa Catarina (Feconseg/SC) e da CISP. O CISVEMAR é o primeiro consórcio do Estado e visa angariar recursos para investimentos na área de segurança pública, principalmente em prevenção. Participam do Consórcio os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Navegantes. A Prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias é a atual Presidente do Consórcio. A próxima reunião do Consórcio será no dia 15 de julho, às 9h no Gabinete da Prefeita de Camboriú. Já no dia 03 de agosto uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, às 19h irá debater o Consórcio.


Texto: Elizângela Cardoso
Fotos: Victor Schneider


segunda-feira, 11 de julho de 2011

NOVA PRESIDÊNCIA DA CISP SERÁ EMPOSSADA NESTA QUARTA

Atual e nova Presidência da CISP: Giovane Pasa, Susi Bellini, Santiago Martin Navia e José Carlos Hannibal



NOVA PRESIDÊNCIA DA CISP SERÁ EMPOSSADA NESTA QUARTA

Itajaí – Em reunião aberta à comunidade, entidades e autoridades da região, a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) empossa neste dia 13 a nova presidência que terá gestão de um ano.

O encontro marcado para as 9h no plenário da Câmara de Vereadores de Camboriú também comemora os dois anos de criação da CISP, que surgiu após uma audiência pública na Casa de Leis de Balneário Camboriú, em 13 de julho de 2009.

Santiago Martin Navia, que presidiu a CISP nestes dois anos passará a função para a Vereadora de Itajaí Susi Bellini. Já o Vereador de Balneário Camboriú José Carlos Hannibal entrega a Vice-Presidência para Giovane Pasa, de Balneário Camboriú. Elizângela Cardoso (Itajaí) e Dialison Vitti (Ilhota) assumem a Secretaria Executiva e Comunicação.

Segundo o atual Presidente, Santiago Martin Navia, a comissão foi ganhando força e expressão durante estes dois anos e hoje já conta com a participação efetiva de representantes dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha, Ilhota e Itapema.

Susi Bellini participa ativamente da CISP desde a fundação e também preside a Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Itajaí. "A CISP depois de dois anos de intenso trabalho continua unida, focada e o principal: com membros interessados em resolver os problemas da região, suprapartidariamente", disse a parlamentar.



 

Feijoada arrecada fundos para implantação de projeto



Itajaí – A Associação dos Moradores do Bairro Fazenda organizou neste sábado (9) a 1° “Feijoada Ecológica Itajaí mais Verde”, no Galera’s Beach Bar, Praia Brava em Itajaí. O evento teve o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção e implantação de novos projetos no Viveiro Fazenda Nativa, localizado no bairro Fazenda.

Segundo os Coordenadores Alex Rocha e Lucimara Guzatti, um dos projetos a serem implantados é o EcoCine 3D, que pretende sensibilizar e motivar uma nova mentalidade sobre a utilização dos recursos oferecidos pela natureza e incentivar a  participação nas ações e projetos desenvolvidos no Viveiro Fazenda Nativa, criando um novo modelo de comportamento e estimulando a participação comunitária através da popularização do tema.

O encontro que contou com a animação da dupla sertaneja João Victor & Lennon e com o DJ Mimo Bastos, teve a participação de políticos da região e do Estado, entre eles o Deputado Federal Esperidião Amin e sua esposa Angela Amin, que foram recebidos pelo Prefeito Jandir Bellini e pela Vereadora Susi Bellini. 


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vereadores encontram grupo de universitários em Brasília



Itajaí – Ao visitar gabinetes de Deputados Federais em Brasília, os Vereadores de Itajaí Susi Bellini e Nikolas Reis encontraram grupo de jovens universitários que participaram do Estágio-Visita na Câmara dos Deputados.

O programa de formação da Câmara recebe universitários de todo o país para intercâmbio de informações, palestras e cursos sobre o fluxo do processo legislativo e as atribuições do Congresso Nacional.

Entre os estudantes de várias regiões do país os parlamentares encontraram o jovem Índio da Silva, do curso de Administração Pública da UDESC de Balneário Camboriú, único representante do Estado de Santa Catarina.

É muito importante universitários estarem buscando conhecer de perto como funciona na prática a política. O Brasil está avançando na capacitação, principalmente na área de gestão e administração pública”, disse Susi. O encontro aconteceu na última sexta-feira (01).

Vereadores encontram grupo de universitários em Brasília



Itajaí – Ao visitar gabinetes de Deputados Federais em Brasília, os Vereadores de Itajaí Susi Bellini e Nikolas Reis encontraram grupo de jovens universitários que participaram do Estágio-Visita na Câmara dos Deputados.

O programa de formação da Câmara recebe universitários de todo o país para intercâmbio de informações, palestras e cursos sobre o fluxo do processo legislativo e as atribuições do Congresso Nacional.

Entre os estudantes de várias regiões do país os parlamentares encontraram o jovem Índio da Silva, do curso de Administração Pública da UDESC de Balneário Camboriú, único representante do Estado de Santa Catarina.

É muito importante universitários estarem buscando conhecer de perto como funciona na prática a política. O Brasil está avançando na capacitação, principalmente na área de gestão e administração pública”, disse Susi. O encontro aconteceu na última sexta-feira (01).