quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vereadora questiona obras da Penitenciária




Itajaí – Através do Requerimento nº 218/2011 a Vereadora Susi Bellini solicitou envio de ofício ao Governador do Estado, Raimundo Colombo e ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba, com cópia a Secretária de Justiça e Cidadania Ada de Luca pedindo informações referente a obra da Penitenciaria localizada no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, bairro Canhanduba.

Segundo Susi, a construção está abandonada, com material estragando devido a umidade, tendo ainda fios a mostra e paredes danificadas. “Tenho acompanhado a obra e há muito tempo não tenho visto trabalhadores por lá. É lamentável”, disse a parlamentar ao apresentar fotos do local durante a sessão ordinária.

O documento foi aprovado pelos Vereadores. A situação do prédio que abrigará o sistema semi-aberto também foi comentada pela Vereadora. “É um espaço para 120 detentos, que já terão atividades garantidas como a fabricação de cadeiras de rodas. No entanto ainda não está em funcionamento por detalhes mínimos que faltam serem concluídos na obra”, falou Susi.


Municípios da região avançam na adesão ao PRONASCI


 Municípios da região avançam na adesão ao PRONASCI  

Balneário Camboriú – O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública deve em breve sair do papel e iniciar a captação de recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Um novo passo foi dado na manhã desta quinta-feira (26) quando prefeitos das cidades que já aderiram ao consórcio se reuniram para debater o tema e dar sequencia ao processo de efetivação e adesão ao Pronasci.

O encontro aconteceu na Prefeitura de Balneário Camboriú e resultou também na formação de uma comissão que representará o Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR). Foram nomeados membros da comissão: Nilson Probst (Balneário Camboriú), João Calixto Faquiti (Camboriú), Christian Barbosa (Itapema), Luciano Estevan (Itapema), Sônia Maria Alves (Itajaí) e Joab Bezerra Duarte (Navegantes).

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini participou da reunião e apresentou ao grupo dados do Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (CISMEL), que foi o primeiro consórcio do país nesta área. “Estive em Rolândia (PR) em dezembro do ano passado para acompanhar o processo de criação e funcionamento do consórcio. Lá eles já estão com cerca de 20 milhões na conta”, fala a parlamentar.


O consórcio da região de Itajaí foi criado pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (FECONSEG/SC) com o apoio da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), tendo inscrição cadastral registrada oficialmente em 17 de maio de 2010.

A discussão contou com a presença dos prefeitos Edson Renato Dias, de Balneário Camboriú, Sabino Bussanello, de Itapema, Luzia Coppi Mathias, de Camboriú, Roberto Carlos de Souza, de Navegantes, Sônia Maria Alves, Chefe de Gabinete representando o prefeito Jandir Bellini, Susi Bellini, Luciano Estevan, chefe de gabinete de Itapema vereadora de Itajaí, Dão Koerddermann, vereador de Bal. Camboriú e presidente do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), Nilson Probst, Secretário de Segurança de Balneário Camboriú e Christian Barbosa, diretor de Segurança de Itapema. 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PP reúne lideranças em Florianópolis






Florianópolis – Progressistas de todo o Estado foram recepcionados na capital do Estado por lideranças como Joares Ponticelli, Esperidião e Angela Amin, Hugo Biehl, Leodegar e Beth Tiscoski, além de deputados eleitos, suplentes e prefeitos.

A Convenção Estadual do Partido Progressista é fruto de reuniões regionais que ocorreram em todo o Estado. O encontro lotou o auditório do hotel Bristol Castelmar, localizado no centro da cidade, na noite desta segunda-feira (23).

Durante os discursos, o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, representando os prefeitos progressistas falou aos participantes, destacando a importância do partido manter as diretrizes definidas e a união entre os membros. Jandir também lembrou que o PP foi o primeiro partido a falar sobre o projeto “cidade digital”, que hoje está em fase de implantação em alguns municípios.

Já a Vereadora e suplente de Deputada Estadual, Susi Bellini destacou durante o encontro a importância de o vereador estar em sintonia com os deputados da bancada, de legislar nos municípios em parceria com os representantes estaduais. “Os Vereadores precisam muito do apoio dos seus deputados, o trabalho integrado agiliza, agrega, e quem ganha com isto é a população”, disse Susi.

Angela Amin falou da vontade de percorrer o Estado e conversar com progressistas de cada região. O Deputado Federal Esperidião Amin relembrou a história do partido e afirmou que Santa Catarina precisa do PP.

“É bonito de ver numa segunda-feira esse auditório cheio e sentir no rosto de cada um o entusiasmo com o fortalecimento do nosso partido nos municípios. Nossa missão é levar o projeto do partido para todos os cantos do estado, a fim de melhorar cada vez mais a vida dos catarinenses”, disse o Presidente do partido, Deputado Joares Ponticelli.

Ao final da Convenção foi votada a chapa única que definiu o novo Diretório Estadual, tendo o Prefeito de Itajaí Jandir Bellini e a Vereadora Susi Bellini como membros. A nova Executiva Estadual também foi eleita tendo novamente o deputado Joares Ponticelli como Presidente. Já a vice-presidência ficou com o Deputado Federal João Pizzolatti, o líder da bancada na Alesc, Deputado Silvio Dreveck, foi eleito segundo vice-presidente e Esperidião Amin é Presidente de Honra do partido. A nova diretoria executiva irá comandar a sigla nos próximos dois anos.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alesc lança Campanha que incentiva a adoção tardia


Florianópolis - A Campanha Adoção - Laços de Amor foi lançada na manhã desta segunda-feira (23), no Palácio Barriga Verde. A iniciativa da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e do Tribunal de Justiça tem como objetivo aumentar o número de adoções através da sensibilização da sociedade e da agilização no trâmite dos processos. Para isso, enfrenta o desafio de quebrar velhos paradigmas e incentivar também a adoção tardia. Hoje, em Santa Catarina, 62% das 1656 crianças em casas de acolhimento têm acima de 10 anos de idade, enquanto a maioria dos pretendentes dá preferência a bebês de até três anos.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM). Ele saudou a união de forças dos vários agentes envolvidos na mobilização e manifestou a esperança no incremento no número de adoções tardias até dezembro, data do encerramento da campanha. “Tenho absoluta convicção de que este cenário vai mudar e várias crianças passarão o Natal já com suas novas famílias”, afirmou.

A Vereadora Susi Bellini, participou do evento representando a Câmara de Vereadores de Itajaí. O lançamento contou com a palestra dos psicólogos Luiz Schettini e Suzana Sofia Schettini que falaram com clareza sobre as dificuldades e dúvidas enfrentadas hoje pelos pais que aguardam adoção e pelas crianças que esperam por um lar. “Existe diferença entre genitores e pais. Sabemos que muitos são apenas genitores”, falou Luiz. “Precisamos praticar a atitude adotiva, as crianças dependem de nós”, disse Suzana ao frisar a importância da Campanha lançada.

Após as palestras a possibilidade de reduzir os prazos legais para acelerar os processos de adoção foi amplamente debatida no painel “Os prazos forenses e as adoções em Santa Catarina”. Gelson Merisio ressaltou que as crianças disponíveis para adoção terão mais chances de conseguir um novo lar quanto antes for concedida a destituição legal da família biológica. A proposta teve eco no poder Judiciário. A juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira, apontou pelo menos duas instâncias em que esses trâmites podem ser abreviados.

Segundo ela, a Lei 12.010/2009, chamada lei da adoção, traz de forma repetitiva e insistente a necessidade de manter a criança dentro de sua família de origem. “Entendo que esta lei não foi feliz no seu texto ao insistir tanto”, afirmou.

Outro grande problema a ser enfrentado quando se fala em adoção no Brasil é uma antiga concepção de que este é um recurso para casais impossibilitados de gerar filhos. O preconceito transparece nos números: dos 3.586 inscritos no cadastro, 90% aceitam apenas crianças de zero a seis meses e 70% de zero a três anos. É nesse ponto que a campanha Adoção - Laços de Amor pode mudar o cenário em Santa Catarina, de acordo com o deputado Merisio. “Muitas vezes esse olhar se amplia durante o processo, em contato com as crianças nos abrigos. Nossa intenção é mostrar por meio de casos reais como uma família pode ser feliz com a adoção tardia”, enfatizou o parlamentar, que já tem dois filhos adotivos.

“Fico feliz por nosso Estado estar engajado em resolver os problemas amplamente diagnosticados e discutidos neste painel. Acompanho sempre o tema e como mãe e parlamentar não posso deixar de participar e torcer para que a Campanha motive os candidatos a pais adotivos e que a legislação tenha as mudanças necessárias para melhorar este processo”, disse Susi Bellini.



Texto: Adjorisc e Elizângela Cardoso

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Empresa faz demonstração de ducha ecológica em Itajaí


Itajaí – De forma rápida e prática o produto foi demonstrado durante esta semana na Praia Brava, em Itajaí. O equipamento, que tem um custo médio de R$ 2.000,00 a unidade é recomendado pelo Ibama pela contribuição com o meio ambiente. A ducha não usa água potável nem energia elétrica, é feita de polipropileno e capta a água do mar, que é tratada com filtro e pastilhas de cloro que ficam num compartimento do chuveiro.
Segundo Armando Fantini, inventor da ducha, o equipamento de apenas 4kg é facilmente instalado na areia e não requer estrutura. “O procedimento é muito simples, cavamos até encontrar o lençol freático e instalamos a ducha. Para evitar vandalismo parte do chuveiro pode ser retirado e guardado à noite, já que é totalmente removível e desmontável”, diz Fantini.
O proprietário da empresa que tem sede em São Paulo ainda garante que o tratamento reduz até 95% do sal da água, baixa até 10% o pH e elimina até 99% de bactérias e coliformes fecais. Cada chuveirada consome uma média de 2 litros de água e o acionamento é através de uma bomba manual.
A demonstração foi acompanhada por funcionários da Fundação do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e pela Regional de Atendimento ao Cidadão dos bairros Fazenda e Praia Brava. “Estamos conhecendo equipamentos que possam nos atender na próxima temporada. Esta ducha é prática e gera economia para a cidade, porem ainda estamos na fase de análise”, disse o Diretor da Secretaria de Turismo Darlan H. Martins. A Vereadora Susi Bellini também conferiu a novidade. “Na última temporada recebemos uma série de reclamações sobre os chuveiros da orla itajaiense, que constantemente são alvo de vândalos e ficam ligados, aumentando o consumo de água e gerando custo para o município. Visando uma solução para este problema o executivo está buscando alternativas”, disse a parlamentar.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rizicultores recebem incentivo da Prefeitura devido ao baixo preço do arroz




Itajaí – Mais de 100 famílias do meio rural de Itajaí sofrem com a baixa do preço da saca do arroz. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Alberto Rebelo, o produto que antes custava R$ 35,00 50 kg agora é comercializado à R$ 19,00. O assunto foi debatido durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), na tarde desta quinta-feira (19) no plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí.

O arrozeiro Sérgio Beti, da comunidade Brilhante I, disse aos participantes que comercializa o produto há 24 anos e que este é o pior preço neste período. “Nesta safra tivemos um custo de produção de R$ 27,00 a saca, o prejuízo é grande”, desabafa Sérgio.

O Executivo sugeriu aos membros do conselho a isenção da dívida ativa dos serviços utilizados da patrulha mecanizada no ano de 2010, quando iniciou o plantio do arroz, como forma de contribuir com os rizicultores que enfrentam dificuldades financeiras com a baixa do produto. Os membros do conselho aprovaram o pedido e solicitaram que os agricultores que já pagaram a dívida que obtenham crédito equivalente para o próximo uso. “Esta solução partiu do próprio Prefeito Jandir Bellini e tenho certeza que irá amenizar o problema enfrentado por estas famílias”, diz Rebelo.

Durante o encontro o presidente do Conselho, Carlos Alberto Rebelo, também divulgou que a prefeitura adquiriu com recursos próprios 3 tratores, 1 retro escavadeira, 2 grades, 3 roçadeiras e 3 enxadas rotativas, um investimento para a patrulha mecanizada de R$ 560 mil reais.

Também foi divulgado que nos próximos dias o Executivo estará encaminhando para a Câmara de Vereadores dois projetos de lei voltados para o meio rural, solicitando bolsa de estudos para filhos de agricultores que cursam 3° grau e a regulamentação do uso do Parque do Agricultor Gilmar Graf. A Vereadora Susi Bellini participou da reunião e comentou sobre a necessidade de reformar a Feira Livre do Fiuza Lima, que receberá melhorias ainda este ano. “Desde 2009 venho acompanhando junto ao executivo o desenvolvimento de projetos para o meio rural, acredito que os senhores vereadores irão aprovar este benefício para a classe”, ressalta a parlamentar.


A Festa Nacional do Colono também foi tema da reunião, a programação foi parcialmente apresentada e detalhes do desfile das comunidades rurais foi discutida. O desfile está marcado para o dia 16 de julho, no sábado que antecede a festa. A próxima reunião do Conselho será marcada para o mês de julho.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Itajaí reúne crianças no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil



Iolanda Cabral (Comdica), Vereadora Susi Bellini, Luciane Araujo Santos (Coord. Creas), Vereador Marcelo Werner, Secretária Criança e Adolescente Rogéria Gregório e Secretário Desenv. Social Hélio Cristofolini.


Itajaí – A principal rua da cidade de Itajaí reuniu professores e alunos das escolas municipais na caminhada que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil nesta quarta-feira (18), em Itajaí. Cartazes, faixas e apitos chamaram a atenção do público que passava pelo calçadão.
A caminhada que iniciou às 9h na Praça Vidal Ramos finalizou em frente à Igreja Matriz, onde atividades foram realizadas até as 17h. A frase “Supere seus medos, ajude todos contra a Violência Sexual Infanto-juvenil” da aluna Suadri Nicole Rodrigues dos Santos, estudante da 8ª série da Escola Elias Adaime foi escolhida como “slogan” do evento. Já o desenho eleito foi da aluna Mayra Cristina Serpa, da 4ª série da Escola Básica Guilhermina Muller.
A relatora da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Vereadora Susi Bellini, participou do evento. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância de denunciar através do disque 100 ou do telefone 0800 642 4455. Observar o comportamento da criança e questionar atitudes suspeitas também é fundamental”, lembra a parlamentar que já presidiu a comissão por dois anos.
A exposição na praça contou com a participação de animais da ADEVIL e brinquedos do SESC. Na programação da tarde o Grupo Detalhe Teatro apresentou a peça “Isso não é brincadeira” no Auditório do Porto de Itajaí.
 


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Empreendedorismo é tema de Seminário

O assunto também poderá ser incluído na grade curricular das escolas de Itajaí

Balneário Camboriú – Na noite desta quinta-feira (12) o Núcleo Jovem Empreendedor de Balneário Camboriú reuniu no auditório da Univali estudantes, jovens empresários e autoridades da região no seminário sobre Educação Empreendedora.

O palestrante, Milton Hobus, prefeito de Rio do Sul contou a experiência da escola modelo implantada na cidade, que atende crianças em tempo integral com atividades também voltadas ao empreendedorismo.

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini, foi convidada para participar do evento devido ao recente projeto de sua autoria apresentado na Câmara de Vereadores de Itajaí, que propõe instituir a disciplina de empreendedorismo na grade curricular do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de todas as escolas municipais de Itajaí.

Será um grande avanço para o desenvolvimento da nossa cidade, em longo prazo, teremos crianças e adolescentes motivados e preparados para o mercado de trabalho” diz Susi.

O projeto foi protocolado na casa em fevereiro e aguarda o parecer das comissões competentes para ser votado pelos parlamentares.

Presidente da Acibalc Magda Bez, Secretário de Finanças
da Prefeitura de Bal. Camboriú Fábio Flôr, Secretário Regional
Fabrício de Oliveira, Vereadora de Itajaí Susi Bellini, Prefeito de
Rio do Sul Milton Hobus e Secretário de Desenvolvimento Econômico de
Balneário Camboriú Matias Fidelis Angeli. 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

25 anos relatando fatos e construindo histórias


os empresários Antônio Koerich, Adroaldo Cassol, Ademar Cassol, Presidente da Facisc Antônio Alcantara Correia, Alaor Tissot (Facisc), Vereadora de Itajaí Susi Bellini, Presidente da Associação Empresarial de Itajaí Maria Izabel Pinheiro Sandri e Presidente da Fecomércio Bruno Breithaupt.

Florianópolis - Na manhã desta quinta-feira, 05 de maio, a Vereadora Susi Bellini e a Presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri estiveram na capital prestigiando o evento que marcou os 25 anos de fundação do jornal Diário Catarinense.

O encontro que contou com homenagem aos funcionários que trabalham no veículo desde a primeira edição reuniu também autoridades da esfera estadual e federal, anunciantes, leitores e colaboradores. 

A Diretoria da empresa apresentou aos convidados a nova campanha lançada pelo Jornal em comemoração ao aniversário e anunciou  que ainda em maio, o DC online comemorará sua entrada em novas plataformas digitais. Usuários de iPad poderão conferir o conteúdo do jornal no tablet. A migração também ocorrerá para o iPhone e, em seguida, até o final deste ano, para outros tablets, smarthphones e aparelhos mobiles. O processo culminará no relançamento do site com novo layout, novas ferramentas e opções de interatividade, facilidade de navegação, produção e visualização de conteúdo multimídia.